VirusCore, Missão

 

 

 

VirusCore, objetivos e História,

 

 

Desde 1988 quando tomei contato com o primeiro vírus de computador no Brasil, um vírus de Boot de 512 Bytes, o Ping-Pong que ficava saltintando na tela verde do PC Intel, depois ainda o Jerusalem Sexta Feira 13 que apagava tudo que era executado, via digitação e não click, porque naquela época o windows estava um pouco longe, havia uma sensação que um mundo novo estava se formando, um mundo underground e tão movimentado quanto o mercado de software comercial que sempre foi maior.

 

 

 

 

 VirusCore é um portal de tecnologia com foco na Segurança da Informação, criado em 2001 inicialmente com o nome de eVirus.com.br, acompanhou todos os processos de MalWare que ocorreu quando os virus deixaram de ser baseados em D.O.S. (por interrupção da BIOS/DOS) e passaram pelo processo da Internet (Worm/Trojan).

 

Uma das diferença entre este portal e muitos outros, é que ele é escrito por quem vive no “olho do furacão“, é mantido por quem escreve códigos anti-virus, disassembla vírus, converte bytes hexa em códigos desmontados assembly para entender e desenvolver documentos, vídeos e software para combate-los, existe uma grande diferença entre quem vive o mundo da segurança da informação, e quem tem uma noção jornalistica do fato, e este é o diferencial do site. 

 

O Objetivo ainda é fornecer informações atualizadas sobre Segurança da Informação para usuários leigos e também com setores para informações Profundas e Técnicas para programadores com foco máximo na praticidade e solução para problemas imediatos ocorrendo no território Brasileiro, se você tem um problema de seguraçna, estamos interessados em ter a solução para você.

 

Desde 1988 quando os primeiros vírus foram disseminados em larga escala baseados em D.O.S. (virus Miquelangelo, SextaFeira13, Ping-Pong, Jerusalem-Israeli), os famosos virus Macro-Word que dominaram o mercado brasileiro de computadores no fim do século passado, depois fixando-se nos tipos baseados em Worm-Trojan que normalmente vem anexado a Rede Social ou Email, o portal destina a explorar o mundo dos programas nocivos e automaticamente propagáveis.

 

 

Anos 88/90

 

Nos anso 90, a capacidade de memória do PC aumentou, e virus maiores apareceram, e também apareceram os primeiros Mutantes (NATAS), que deixaram as primeiras empresas de anti-virus ineficientes, ja que a tencologia baseavam em analise de seuquencia de bytes, foi um momento interessante e romância do setor de Segurança, em que as empresas dominantes eram a McCafee, Norton e Dr. Sallomons que depois foi comprada e incorporada.

 

Quando a internet apareceu e se estabeleceu, os virus passaram por uma certa “Crise Existencial”, porque o método de executável não era mais tão eficiente, já que o Winows em seu modo protegido não dava tanta liberdade para que um programa se infiltrasse em seu sistema, e a internet não era tão eficiente porque a conexão era extremamente lenta em seu sistema Dial-Up por discagem telefonica; ja no decorrer do século 21, a banda larga aumentou,  e os vírus tiveram um solo fertil para aumentar de tamanhao e tornar-se mais eficiente.

 

Hoje temos um cenário onde os vírus deixaram de ter um sentido idealista, como eram no inicio de sua existência em larga escala, e passaram a capturar informações que leve seu autor a adquirir dinheiro.  Todo mês a policia federal consegue chegar a seus donos, porem parece que fabricar vírus com objetivos de roubo nunca cessam, o mundo de segurança não é formado de gente querendo aparecer ou transmitir uma mensagem, mas de ladrões reais.

Realmente, existe um mundo de Mocinhos e Bandidos Digitais, nós somos o mocinho da história, o “Lado Branco da Força“.

 

 

Dorival Afonso Cardozo 

 


 

Deixar uma resposta

Confirmação anti-spam *