Aparências de um Link, as duas caras de um Link .

 

Foram-se os tempos românticos que tudo era muito óbvio na internet, somente neste semestre de 2011 os bancos tiveram quase 700 milhões de prejuízo com o roubo eletrônico de seus clientes, com o tempo, e cada vez menos tempo, os truques dos bandidos digitais ficam mais complexos e difíceis de ser detectados e percebidos, será que todos precisam ser especialistas em segurança da informação para ficar livre de arapucas digitais ?

 

 

Uma das maneiras mais simples de tentar inserir um programa malicioso no computador é falsificar a “cara de um link”, ou seja, o que é visto para ser clicado, não é exatamente o lugar para onde será levado, na verdade, é como se alguém seguisse uma placa na estrada apontando para seu objetivo, que na verdade leva a um lugar perigoso cheio de bandidos, e como identificar a seta certa ? em quem acreditar ?

 

Já bastam os Trojans (Cavalos de tróia), que são programas nocivos disfarçados de programas bons, vários Trojans infectam o computador disfarçando-se de Plugin-Flash, mas a maneira mais simples de disfarce é a mais eficaz – Uma simples Linha de Link inocente e aparentemente inofensiva –

 

Da mesma forma que um motorista apressado segue uma placa na estrada apontando o seu destino, o internauta também vai clicar em links que parece ser inofensivo, mas … acaba em uma página perigosa.

 

Um simples Truque de HTML, para fazer uma página:
( basta colodar o mouse sobre do link e olhar a linha de status no rodapé do navegador )

 

Um link Real com apariencia Inofensiva, você realmente vai para o lugar mostrado:

http://charges.uol.com.br/

 

Um link falso com aparência Inofensiva, você não vai para o lugar mostrado.

http://charges.uol.com.br/

 

No segundo caso, a pessoa é levada para outro lugar, para http://www.paginamaliciosa.com.br , que só pode ser percebido quando o mouse é colocado sobre o lnk ( sem clicar ), é uma forma de saber para onde se está indo realmente, mas, sendo o computador uma ferramenta de trabalho, é obrigação do usuário ficar se atentando a isto ? Na maioria dos casos , um anti-vírus pode resolver o problema.

 

Um exemplo Real, um email com um link nocivo, o que aparece não é o objetivo do link

Um email nocivo, o malware tenta motivar o click no link http://g1.globo.com ,embora leve para outro endereço perigoso, no caso deste Trojan vai levar para http:// pacificair.dyndns-pics.com/planeta-bizarro/noticia/2011/08/video95903-companhia-aerea-afasta-aeromoca-e-piloto-apos-sexo-oral-em-aviao.php?0.02464


Quem acreditou na mensagem ” Video cai na internet e companhia aerea afasta aeromoca e piloto apos sexo oral em aviao. Vejas essas cenas ” , foi contaminado. A falsidade da mensagem já começa ser notada pelo erro grosseiro de português.

 

A noticia é real, realmente isto aconteceu e foi noticiada pelo G1, mas o link não vai levar a noticia real, nem ao vídeo.

 

 

 

 

 

 

 


 

Deixar uma resposta

Confirmação anti-spam *