HACKERS ! Afinal o que eles querem ?

A mais de 10 anos, quando a internet começou pra valer, e os primeiros focos de grupos hackers começaram a aparecer, ainda em uma “terra sem Lei” que era a época do inicio da nossa internet, era tão facil invadir que até nem tinha tanta “graça”.

Naquela época, eu me lembro de uma falha grave no ASP da Microsoft, todo mundo sabia que existia, mas muitas empresas não tomavam providência em trocar a versão e consertar isto; alias, a internet era tão inicial que muitos donos de empresa nem sabia que tinham uma página gerenciando dados da Empresa.  Na época, o infeliz hacker de 18 anos, ousou oferecer a empresa um meio de arrumar aquilo, e marcaram um encontro no Shopping Center Norte em São Paulo, chegando lá o Moleque foi preso por extorsão, isto foi em meados de 99; ele só queria ganhar dinheiro consertando algo, este tipo de coisa é tão comum nos Estados Unidos, aquela historia do menino gênio que descobre um erro grave corporativo e depois ganha dinheiro com isto; mas no caso do Brasil não teve romantismo, cadeia mesmo e ainda fotografaram o rapaz com um livro de PHP do lado…. provavelmente o fotografo pediu para ele segurar algo para fazer uma foto “legal”, pronto, todos ganharam, a empresa foi alertada, e a imprensa ganhou sua noticia sensacional.

Depois disto, ninguém foi louco para alertar mais ninguém e a molecada se divertia lendo dados sigilosos das empresas que tinham esta vulnerabilidade infantil.

 

Naquela época surgiram muitos grupos Hacker, em um deles eu li algo do tipo “SE VOCÊ É UM HACKER ! FIQUE LONGE DAS EMPRESAS DE SEGURANÇA IRMÃO, ELES SÓ QUEREM O SEU MAL !” , que ???? mal de quem ? porque ? como ? que história mais Nosense ! as empresas de segurança só querem ganhar dinheiro oferecendo este serviço e pagando o salário de seus funcionários, simples assim ! não fazem parte de nenhum complô do Mal ! É um argumento bem louco isto de “ELAS SÓ QUEREM SEU MAL”, soa algo com aqueles partidos de esquerda bem fundamentalistas que detestava(m) qualquer um que não fazia parte deles, mesmo sem saber como ou porque e nem sabia explicar.

 

o grupo hacker Lulz Security anunciou parceria com o grupo hacker Anonymous, anunciaram que foram responsável por várias invasões, etc, etc, etc e usaram o argumento de que estavam contra “O GOVERNO QUE QUERE DESTRUIR A INTERNET”, outra vez uma coisa bem nosense … meio sem argumento (como se fosse uma obrigação dar algum argumento, para quem não tem nenhum).

 

Rebeldes Sem Causa ?

Talvez o que se explique esta adrenalina toda destes grupos, que não estão por ai combatendo a corrupção da FIFA (boa ideia !), nem algo assim tão nobre, só existam devido a facilidade com que temos hoje de fazer tanta coisa só com um teclado e uma conexão a internet, a facilidade de fazer grandes estragos sem muito custo, talvez seja o grande argumento…. mas… quem sabe eles mudem de rumo.


 

Deixar uma resposta

Confirmação anti-spam *