Um iPad no CockPit

Quem teria coragem de entrar em um avião, onde a decisão em uma situação de pânico, em que uma decisão seria fundamental para manutanção da vida, estivesse em uma solução fria e vulnerável a uma queda ou um ataque hacker.

A empresa aérea Alaska Airlines e Delta Airlines substitui os famosos manuais de vôo, aqueles que os pilotos utilizam para check-up rotineiro de vôo, por um iPad utilizando o aplicativo Jeppesen Mobile TC; é a primeira empresa a tomar esta atitude, o que intui a empresa AirBus reforçar seu conceito de “ vôo automático “, uma questão ética antiga entre AirBus e Boing, a boing já tem um principio em que a decisão humana é mais importante que decisões automáticas durante o vôo.

 

Ainda sobre a tregédia do Vôo 447 (Air France) e da TAM em congonhas, dois vôos que podem ter acabado em tragédia por pânico interno no cockpit, que não permitiu que atitudes corretas fossem tomadas, devido ao alto stress, será que um aparelho eletrônico iria melhorar em uma situação de pânico ? Nôs bem sabemos que as vezes precisamos sair da frente do Computador para refletir melhor sobre um trabalho que estamos fazendo no próprio computador.

É fato que a proximidade da máquina, exerce uma pressão subjetiva que devemos fazer algo, sugere que nossa qualidade Cognitiva seja afetada; sendo assim, será que em um situação de pânico, um iPad não iria deixar os pilotos sentirem se “Nus” , ou seja, sera que em uma situação de pânico um computador é melhor que um caderno de instruções ?

 

A presença do iPad como orientador de vôo, pode surgir com um apoio durante o vôo (e parece que será mesmo), de qualquer forma, ninguém pode prever o futuro.

A tempo: Quem teria coragem de entrar em um avião, onde o controle e instruções estivesse contido em um sistema operacional com histórico de travamentos constantes ?


 

 

Site do Aplicativo orientador de vôo:

http://itunes.apple.com/us/app/jeppesen-mobile-tc/id382536356?mt=8

 

 

 


 

Deixar uma resposta

Confirmação anti-spam *