Net Ignorancia em Cheque !

 

Há quem afirme que para ser feliz é preciso ignorar as coisas, “é melhor ser ignorante e feliz e não saber todas as mazelas e maldades do mundo“.

 

Para quem vive no mundo, e não vai fugir para uma floresta e viver caçando e morando no mato, viver aqui no nosso atual mundo moderno requerer conhecimento das coisas … e quem não tem, é vítima, inevitavelmente.

 

Golpes …


Um golpe bancário comum consiste em pegar um dinheiro adiantado por conta de um deposito feito emum caixa eletrônico utilizando um envelope em branco, o caixa eletrônico vai imprimir o valor que o depositante informou, porém depois de aberto, o banco não vai concluir o depósito, porém vai aparecer um valor impresso no papel e isto engana muita gente, elas mesmo .. tem perdido muito dinheiro (até hoje).

 

Vítima da confortável Tecnologia …


Muita gente utiliza confortavelmente o e-email, e o conforto leva algumas a relaxarem até a senha do email.

Uma grande parte dos usuários não sabe que é mais fácil invadir uma caixa de email eletrônico que uma correspondência, os perigos são maiores porque tudo que se envia é armazenado normalmente, e muito lixo fica no computador, anotando tudo que acontece no computador; mesmo assim, a ignrância traz uam falsa sensação de segurança e hermetismo, que não existe …

 

O navegador internet como FireFox, Chrome, Internet Explorer, etc também deixa rastro, toda página fica armazenada no histórico do navegador, algo que também é ignorado pela maioria dos internautas, ora ! o que o usuário quer é sentar e sair navegando, enviando emails sigilosos, etc … A ignorância de como funciona a internet pode ser fatal, nunca as informações estiveram tão expostas e acessiveis.

 

 

Senador Demóstenes, envolvido em esquema de Favorecimento

 

No recente escândalo com o Senador Demóstenes, a Policia Federal encontrou interceptação de eMails de políticoss que poderiam ter informações de interesse  a “Cachoeira“, o chefão do Jogo do Bicho. Em um esquema de Lob e espionagem de informações digitais de email, Cachoeira tinha acesso a informações e podia organizar as coisas a seu favor em Brasilia.

 

O Wikileaks também tem adquirido vários documentos confidenciais, entregues por pessoas que utilizam de meios digitais para interceptar email e outros documentos de interesse geral.

 

Tecnologia, ter ou não ter ..

 

A tecnologia trouxe intensidade a tudo, é mais fácil encontrar as pessoas, mais rápido, mas também expõe tudo que acontece, e mutias vezes quando as informações são apagadas, ainda assim, por meio de engenharia é possível ainda recuperar informações apagadas pelo usuário incauto.

 

” Não gosto de Internet ! “

 

É uma frase comum, mas as pessoas que não gostam, estão mais vulneráveis, não é uma opção “não saber”, todos somos obrigados a saber como as cosias funcionam, mesmo que não gostemos, quem “não sabe das cosias” fica vulnerável a quem conhece; basta uma simples consulta no google para encontrar nomes e documentos de pessoas que nunca digitaram uma tecla no PC, todos estão na net, vivos, mortos, engenheiros da computação e pessoas que nem sabem escrever o nome.

 

 

Traição e Inocência …

 

Em sorocaba, uma esposa traída encontrou vários emails suspeitos do marido para sua amante, é estranho imaginar alguém enviando email confidencial e não se preocupar em apaga-los, de fato as pessoas confiam demais no meio digital, é uma ignorãncia fatal.

 

 

 

Talvez a sensação de ser surpreendido seja a mesma de saber que o avião estar caindo … algo totalmente inesperado, um risco que até aquele instante parecia inexistente .

.. este pessoal que passa por uma situação destas, de uma prova tão fácil de ser alcançada, e que nunca teve nenhum cuidado em ser escondida.

 

Jogando tudo no ventilador virtual …

 

Outro descuido clássico é pensar em atacar alguém utilizando a internet, uma tecnologia tão nova não desperta medo, então muita gente utiliza email, blog, para destilar maldade contra um inimigo ou ex namorado. No entanto, isto já rende processo judiciais no Brasil.

Basta alguns emails, e alguns documentos , para que a justiça visite a casa de quem está fazendo a e-difamação para apreender o computador, e ainda acionar a pessoa na justiça.

 

Wanderson Castilho, detetive que atua a 10 anos em crimes de Internet, escreveu um livro sobre o assunto

 

 

 

Pedofilia, Preconceito e racismo … A policia federal sempre está tomando atitudes.

 

Mais um caso ignorado, é o armazenamento de materiais pedófilos no computador, a Policia Federal possui ferramentas para monitorar quem está fazendo download e distribuindo materiais ilegais pela internet, no caso do gerenciador de download chamado e-mule, o programa distribui automaticamente o material que acabou de ser “puxado” e isto já é considerado distribuição voluntária. É fácil encontrar no google diversas operações que acabaram em prisão, quando a policia invade a residência e captura o material, pode parecer estranho, mas o que se faz conectado também pode ser considerado crime, é algo incomum de ser aceito para os menos identificados com a Internet.


 

Deixar uma resposta

Confirmação anti-spam *