O que Steve Jobs Viu ?

 

Um ano após a morte do gênio Steve Jobs, o mundo ainda parece viver com sua presença, mas não somente com os aparelhos brancos com maça em relevo, que são os computadores e smart phone da Apple, hoje a empresa mais valiosa do mundo, passando até a toda poderosa Microsoft, ela mesmo, aquela que comprou parte da Apple por 100 milhões de dólares em 1997, a pedido de Steve Jobs, para evitar que a Apple fechasse as portas (imagine !), Bill Gates confiou em Jobs, velho “hermano” da juventude, e não é que deu certo ? Hoje, o discípulo supera o mestre !

 

 

Mas .. o que Bill Gates viu em Jobs ?

 

Porque Steve comprou 100 milhões de uma empresa ( em 1997) que estava as portas da falência, e tinha recontratado Steve Jobs ( demitido a 12 anos antes), que agora voltava para conseguir tirar a Apple do sufoco, hoje, a Apple é a mais rentável na Bolsa, e a mais valiosa, a empreita de Steve Jobs deu certo, e não foi só devido aos seus olhos azuis, ou sua farta cabeleira de Jobs. Steve Jobs via talento em Jobs, ele sabia do potencial, e princípios que Jobs tinha e todos adoravam, por isto dispensou 10% de um bilhão de dólares a Apple.

 

 

E Steve Jobs ?

 

Qual era afinal a magia de Jobs ? provavelmente a mesma da Akio Morita (Fundador da Sony),l a mesma de Albert Einstein (dispensa comentários), a mesma de Leonardo da Vinci …. são homens inovadores, mas não somente isto, pessoas que não aceitam o mundo que vivem ! e não é dinheiro … mas na América todo mundo que inova fica muito rico, fato que não se repete no Brasil.

 

Steve Jobs imaginou um mundo em que as pessoas usassem as mesmas coisas de maneira diferente, ele mudou a forma de usar o computador, mudou a forma de usar o telefone Celular, SIMPLIFICOU ! e isto é tudo.

Como disse o fundador do Google “Não temos um Steve Jobs entre nós lamentavelmente”, esta frase foi dita quando foi questionado por que o Google+ não decolava e não ultrapassou nem igualou o Facebook … de fato, não basta ter muito dinheiro, aquela mente genial e criativa que enxerga o que nenhum Doutor o P.H.D. consegue ver … isto não se compra, não se acha no TOP de melhor aluno das Universidade, e este era Steve Jobs, ele Enxergava simplesmente.

 

 

 

Akio Morita, Fundador da Sony

Akio Morita, Fundador da Sony

 

 

Uma prova disto são os WebSiite que também carregam o  mesmo problema do hardware, são produzidos por engenheiros que tem uma preocupação técnica e funcional, mas não prática. Estes dias fui motivado pela operadora telefônica para tentar retirar minha conta pelo website da empresa, me deram o endereço e fui la, e não e´que não achei o lugar onde pegar a conta ? o web site era lindo, sem dúvida produzido pro um ótimo webdesigner, sua função era prover contas online, tinha funções secundarias, mas a necessidade de deixar bonitinho e estético, tornou a função principal extremamente confusa e demorada; o mesmo ocorre com smartphone, funções muito simples se tornam incrivelmente demoradas e estúpidas, eu ja tive um smartphone que me fazia perder 10% das ligações, porque atender uma chamada era uma tarefa absurdamente pouco prática… mas .. o iPhone da Apple não tem isto, e este é “pulo do gato” de Jobs, ele sabia fazer a coisa da forma certa, do jeitinho que queremos e gostamos.

 

Hoje em dia vemos Rede Social aparecer sumir, vemos soluções para Web fazer sucesso e anos depois ser substituídos por outra melhor, alguém viu algo melhor … um exemplo foi a velha MySpace, mesmo existindo quase 10 anos antes que o Facebook, foi ultrapassada  pelo Face e vendida por um valor 10% abaixo do que tinha sido comprada, dinheiro não foi o problema, falta de visão sim, falta daquele “quê” que Jobs tinha.

 

 

Quem vê um mundo diferente, demora ser reconhecido …

 

No fim do século 19, Van Gogh tirava a própria vida, crente que o mundo jamais iria valorizar sus quadros que agora são vendidos não por menos de 1 milhão de dólares, quando era vivo o pintor era desprezado, produzindo uma arte que não era reconhecida, talvez por ser fácil demais possui-la.

Steve Jobs também, e isto poucos lembram ou sabem, passou muitos anos entrando em bancos procurando dinheiro para financiar seu Apple I , e por acaso conseguiu financiamento, não por bancos e nem por vias convencionais, logo depois viu sua Apple decolar.

 

 

 

Hoje a Informação é sem dúvida o bem mais valioso, e nunca sabemos de onde virá o próximo visionário, pode vir de qualquer lugar, não se sabe onde nascem os gênios e iluminados.

 

 

 

 

 


 

Deixar uma resposta

Confirmação anti-spam *