Policia Federal com Conexão Direta aos Provedores

Em breve a Policia Federal vai ter conexão direta com dados de clientes dos provedores de acesso a Internet, segundo a revista Prisma que divulga informações da Policia Federal, uma requisição de dados hoje pode durar até 120 dias ! um tempo grande para agilizar suas investigações.

 

Isto foi possível devido a Lei contra Lavagem de Dinheiro, a lei 12.683 de 2012, esta lei vai permitir que a Policia Federal possa rastrear um IP que cometa um crime na Internet , como Pedofilia por exemplo, e rapidamente possa acessar as informações do dono do IP em através de uma conexão direta com o provedor de acesso a Internet.

 

 

Os Estados Unidos

 

Depois da tragédia das torres gêmeas nos Estados Unidos, o presidente George Bush implantou a lei “PATRIOT ACT“, que permitia ao FBI e CIA acesso direto a provedores de Internet, inclusive o google, yahoo , etc .

A Policia Federal Brasileira sempre esteve aquém desta possibilidade (até agora).

 

Com este novo recurso dinâmico, o Brasil pode até auxiliar policia externa em investigação em curso que necessitam de informações de forma instantâneo.

 

 

Quem acessa o que e como ?

 

Esta informação pode não ser muito importante para quem conhece a Internet, mas muita gente não sabe que ao acessar um website qualquer, um número IP (número de conexão com a internet) é gravado no website acessado, cada provedor de acesso a Internet no mundo ( como Telefonica, Speedy, NET, CTBC, etc) fornece um IP para quem conecta a internet, estes números não se repetem e são únicos no mundo inteiro, portante qualquer um pode ser identificado, porque o provedor grava a hora de acesso, quem acessou e o número do IP associado aquele período, de fato, ninguém é absolutamente anônimo na Internet.

 

 

A Revista Prisma deste mês (número 71) comenta sobre esta nova Leia de conexão direta PF-Provedor, e modo de atuação da Policia Federal, assim como a outra lei muito comentada sobre acessos indevidos a dados de terceiros , que agora é crime também.

 

 

:: Mais ::

 

 


 

Deixar uma resposta

Confirmação anti-spam *