Cyber Guerra: Cada vez mais uma realidade

 

Muita gente torce o nariz quando se fala em CYBER GUERRA ! pessoalmente eu acho que é devido a contaminação da forma convencional de guerra, até do que aprendemos na escola quando a tia mandava abrir o livro e tinha aquelas figuras vermelha-vinho que era o uniforme dos soldados portugueses do século 18, a guerra francesa, etc.. Este tipo convencional de guerra ainda é forte dentro de nós, e é difícil imaginar uma guerra sem dar tiros ou ver um monte de gente correndo em direção a uma tropa oponente.

 

Fato ! O mundo não é mais o mesmo ! ninguém quer saber muito de território, a suíça é um país que não tem petróleo, não tem terras cultiváveis, só tem pedra ! aparentemente tão pobre em commodities que nem hitler perdeu tempo invadindo. No entanto a renda de cada cidadão é infinitamente maior de um país continente como o Brasil, será que os suíços tem interesse em invadir o Brasil ? por que ?

 

 

As coisas acontecem nos meios digitais, vivemos na época da Informação, a palavra hoje é “INFORMATION IS POWER” , informação é tudo, e a informação trafega pelos fios com protocolos TCP/IP em sua maioria, quem tem acesso a estas informações pode ganhar bilhões em poucos dias.

 

Através de informações um país pode dominar o outro economicamente, e trazer mais riqueza para si. Da mesma forma a CIA plantou um vírus para vigiar as centrífugas do Irã.

 

Vários países tem investido bilhões para isto, a china como todos sabem, recruta milhares de hackers para fazer sua guerra digital, a pouco tempo o governo americano anunciou a contratação de milhares de hackers para fazer espionagem fora do território americano, o mundo já percebeu que todo pode ser obtido sem dar tiros ou contratar um agente como James Bond.

 

Que valor tem uma informação ? este é o ponto ! a informação é o calcanhar de aquiles de todo governo. Se hitler conseguisse informações da invasão detalhada do dia “D”, talvez tivesse conseguido chegar a seu objetivo, a com a internet, a informação ganhou uma ponte para qualquer lugar do mundo que tenha um PC ligado a Internet.

 

 

:: MAIS ::

 

 


 

Deixar uma resposta

Confirmação anti-spam *