Internet, Onde os Fracos não tem Vez !

 



A 18 anos atrás , quando a internet começou no mundo e no Brasil, as coisas eram exatamente como no velho oeste americano, e oferecia a mesma sensação selvagem de ausência de lei e civiliadade, a mesma que Cabral recebeu quando chegou no Brasil, naquela época, nos anos de 1995 quando tudo que se tinha para conectar era Modens de 2.400 bauds, que faziam mais sucesso com texto que telas gráficas, bem naquela época, já o vírus da propaganda começavam, obvio ! no mundo capitalista, dinheiro é o motor, e na verdade, ele não é tão ruim quando não atrapalha as coisas essenciais de nossa vida. Naqueles anos não havia esta arte elaborada que vemos nos grandes portais como AOL, UOL, TERRA, IG, etc . Esta arte que web-designers que trabalham em ferramentas com o DreamWeaver, tudo era mais manual, e o dinheiro vinha das propagandas irritantes em tela feitas com cores primárias azul, vemelho , amarelo, produzidos por programadores que não entendiam nada de arte ! e muito menos de bom gosto.

 

 

 

 

 

Uma das propagandas mais irritantes era do Viagra, ela estava em todo lugar, nas paginas, nos emails que chegava aos montes todo dia, e provavelmente muita gente ganhou muito dinheiro vendendo isto. E na verdade, tudo que conhecemos da DeepWeb hoje, era a Internet dos anos 95, sem regra, nem beleza, só algumas informações mal elaboradas, bagunçadas e mal organizadas.

 

Mas hoje, ahhh hoje temos o Google, temos vários profissionais de arte para fazer sites bonitinho para nós ! mas lógico, a boca insassiável dos lucros, do resultado nos irrita, há muita coisa irritante na internet hoje, e quem não entende muito é vítima dela não só economicamente mas também tem seu uso debilitado com métodos que beira a desonestidades não só de portais pequenos mas também de portais grandes.

 

 

Propaganda Irritante

 

Ok ! ela sprecisam existir, afinal quem paga todo o pessoal ? o pessoal da arte, os jornalistas , etc . Nisto estamos de acordo, mas ela precisa pular em nossa cara quando encontramos aquele texto que queremos ler ? quem nunca passou o mouse para clicar em uma noticia ou assunto interessante e repentinamente viu abrir uma tela de propaganda do último lançamento de carro ou perfume, lógico que é proposital ! as vezes o lugar onde estava a notícia é substituída automaticamente por uma propaganda e la vamos nós , lógico, que saímos dela irritados e esperamos o link verdadeiro voltar para clicar finalmente.

 

 

Download Inconveniente !

 

Quem nunca ficou surpreendido ao notar que em seu PC apareceram dezenas de programas que nunca se quis ter ! “De onde veio isto ?”, “São Adwares” dizem os técnicos de segurança da informação ! na verdade, não importa como vieram parar no PC “Se o usuário não autorizou sua entrada, eles jamais deveriam estar ali !”, antes que qualquer técnico venha defender a entrada deste programa, como um Juiz do STF tentando defender um ponto de vista ético ! vamos a um exemplo prático: Imagine que na fatura do cartão de crédito, apareça dezenas de produtos , então ao ligar a operadora ela informa que eles foram comprados e confirmados, afinal ao clicar em um link as 22h da noite, quando todos já estão quase desmaiando de sono, é bem difícil ficar lendo tudo ! e “eles sabem disto !”, que nem tudo será lido para confirmar aquele click de compra, imagine que a pessoa estivesse confirmando o pagamento necessário de um boleto de Luz ou Água e com letras bem miúdas estivesse escrito “confirmando este pagamento de Luz você também estará comprando um a linda boneca de pelúcia”, e em outro lugar algo como “se não quiser comprar a boneca, então clique no outro botão lá embaixo recusando” … ora … é lógico que praticamente 99% cairão neste truque .. sujo ? mas é isto que ocorre quando fazemos um Download nos principais portais de Download.

 

Antes de nosso programa chegar ao PC, 3 ou 4 programas se instalam juntos sem que saibamos claramente (de forma obscura e nem um pouco óbvia !), algumas vezes precisamos recusar o programa clicando em um checkbox, outra vez para recusarmos , precisamos apertar um botão la no lado esquerdo da tela e as vezes menor, a confusão é proposital, os portais querem que vc instale “tranqueiras no seu PC”, lógico, que se é um portal sério, elas não irão roubar suas senhas, mas irão instalar vários anti vírus e programas que você não quer, mas o portal vai ganhar dinheiro se ele cair no seu PC …. e com o tempo, seu PC vai ficando cada vez mais lento, você vai culpar os vírus, mas na maioria das vezes eles não são culpados da lentidão.

 

Os 2 motivos mais usuários que levam nosso PC a ficar infectado de programas que não queríamos que estivesse lá, são 2 ! DESATENÇÂO ! mesmo o mais habilidoso técnico e mesmo os especialistas da segurança da informação acabam tendo seu PC cheio de trecos indesejáveis, porque ninguém é 100% atento, e este é o caminho onde estes programas entram, um anti-vírus não vai barrar um programa que não é nocivo, mas acaba sendo nocivo porque deixa o PC mais lento estando nele.

 

O segundo motivo é a IGNORÂNCIA! esta é terrível , clicar é preciso ! não há como usar o fundamento “na dúvida não clique”, porque sendo assim, não se consegue fazer quase nada no PC ! as pessoas mais inexperientes acabam instalando TUDO em seu PC, de programas bons que entraram ali através de portais confiáveis, até vírus e programas nocivos que conseguem sem muita dificuldade enganar um usuário inexperiente. Por que um usuário desconfiaria de um site do seu banco, que afinal parece com o site oficial do banco ? os técnicos diriam “ora, é só olhar na URL”, mas … porque um advogado ou uma dona de casa precisa entender de URL, DNS, etc … isto não é coisa de usuário “comum”, aquele que não trabalha com TI, mas só usa o PC como ferramenta, e eles tem o direito de não precisar conhecer estas termos e conheciemento profundos para não ser enganado, por isto, um pouco de conhecimento de informática é necessário, para não ter suas senhas roubadas, para não ser vigiado pelo namorado nerd ciumento, e nem pelo hacker que quer se apossar de informações valiosas para roubar algo.

 

 

Os portais grandes ou pequenos estão fazendo “quase” tudo para nos enfiar propagandas e programas que não queremos, isto é essencial para seu fumanentos ! A ética anda bem longe deles …. REGULAMENTAÇÂO ? isto e´uma bobagem ! não é com regulamentação que se resolve isto, mas com opção de outro portal mais seguro que não engane o usuário, isto é concorrência !

Vamos ser sinceros, a internet ainda está no começo e esta ficando cada vez mais comum, vai chegar um momento que estes truques serão mais perceptíveis por usuários comuns e isto tudo vai se resolvendo naturalmente.

 

 

 

O TRUQUE DA RENOVAÇÂO AUTOMÁTICA

 

 

Ele é praticado por 90% dos portais de serviços como aulas de inglês online , sites de emprego online, etc . Consiste em renovar sua assinatura mesmo coo o fim do prazo que você “achava que tinha acabado”, é mais ou menos assim “Assine por três meses suas aulas online de inglês“, então você fornece seu cartão de crédito ou fornece o número do seu banco (para fazerem cobrança na conta automaticamente, o famoso débito automático), então ao fim dos 3 meses o contratante fica tranquilo, afinal era só por 3 meses, e depois de um ano ele percebe que pagou meses e meses a fio, aqueles 3 meses afinal se esticaram por 1 ano, COMO ???? basta dar uma lida no contrato, a cláusula clássica “AO FIM DO PRAZO ESTIPULADO , O CONTRATANTE È OBRIGADO A LIGAR E CANCELAR O SERVIÇO, CASO CONTRÀRIO ELE SERÀ RENOVADO“, isto mesmo, eles renovam ! então o prazo que você contrata afinal .. é o quê então ? se é eterno … deveria ser “Assine ! quando não quiser mais, ligue e cancele !” mas isto nunca está claro. Basta da ruma olhada no google e ver milhares de pessoas reclamando disto e deste pagamento extra, além do “combinado”.

 

 


 

Deixar uma resposta

Confirmação anti-spam *