O Paradoxo das Senhas !

 

A forma como a internet se expandiu em nossas vidas não foi planejada e por motivos econômicos a rede fica cada vez mais fundamental, quase como o ar que respiramos ! e foi desta forma absolutamente impensada que o recurso de senha foi utilizado para proteger nossa informação, um muro digital ! a necessidade crescente de guardar informações de proteção  espanta a todos, inclusive os criadores dela (e aqueles que ainda fazem ela expandir), mostra que estamos na idade média da Internet ! tudo é experimento, tudo é tentativa e as coisas acontecem a todo momento expontaneamente.

 

SEGURANÇA

 

Aí está um assunto interessante ! A segurança do que colocamos nela … e a necessidade só é perceptível quando estamos na rua, na cozinha, tomando banho …. é quando nos damos conta o quanto seria trágico se algo que está no computador caísse em mãos alheias. No ano passado, senhas de criptografia da poderosa NSA caiu nas mãos de um hacker, justamente a poderosa NSA Security, milhares de créditos estiveram vulneráveis devido a um descuido de um usuário do LapTop que continha as senhas … um Click incauto em um email arapuca, que deu certo.

 

E aqueles filmes íntimos gravados no HD ? as brincadeiras com a câmera fotográfica nova …estão no PC, no eMail, quando eram produzidos ou gravados não se penssava na hipótese destes dados serem obtidos por terceiros de qualquer lugar do mundo … agora gelou né ? para tudo isto, existe segurança,o  FireWall do computador que impede que os hackers invadam (mas nem sempre), existe SENHAS ! as benditas senhas !

 

 

BAIXANDO A GUARDA

 

Quem não se lembra do caso Carolina Dieckmann ? muita gente criticou a atriz por clicar em um link indevido e instalar um espião de senhas no PC, o que

possibilitou o acesso a suas informações pessoais, porém, sob uma visão não técnica, ela não tem obrigação em fazer nenhum curso DE “segurança da informação”, então hoje como as coisas existem, elas não nos protegem ! o método de “senha” já esta ultrapassado, e o mundo da informática parece não estar preocupado em alterar a forma como autorizamos as coisas. As pessoas não podem ficar todo o tempo preocupados se suas informações serão ou não acessadas devido a um click indevido em um mmomento de stress pessoal em nosso lar, não há lugar no mundo onde fiquemos mais relaxados e com a “guarda aberta” que em nossa casa, e este é um grande problema considerando como as cosias acontecem hoje.

 

 

 

O Paradoxo da Senha é o seguinte: Elas são tantas, que somos incapazes de ter uma para cada website ! e isto é um fato ! pense bem, Facebook, Hotmail, Gmail, Twitter, YouTube, Instagram, Internet Banking, etc … está aí o paradoxo ! não seria tão dificil guardar uma ou três, mas guardar 10 ou mais é inumano ! e se forem anotadas ? ahhhhh aí esta o problema, a partir do momento que são anotadas, deixam de ser senhas, concorda ? ficam expostas, perdem seu valor velado de ser; basta obter 1 documentos com senhas anotadas, que todas elas deixam simplesmente de ser senha, simples assim.

 

O Paradoxo da multiplicidade faz com que tudo se resuma a 1 senha, ou nada, justamente pela incapacidade do ser humano de guardar tantos numeros na cabeça, sem esquecer aqueles sites que exigem caracteres especiais como senha (#*$&#*), daí a coisa fica pior ainda.

 

Ahhh mas existe o recurso de relembrar a senha, é um saco isto ! e ainda há alguns sites que levam horas para enviar o lembrete, sem dúvida, nada prático, então o comum é mesmo usar A MESMA SENHA PARA TUDO, ou parecidamente.

 

NAMORADA(o), FILHO(a), estas são manjadas nheim ! em vez de colocar a própria data de nascimento, usar o nome da namorada(o) ou do filho como senha, ou a data deles, e daí vai usando isto em tudo, e para disfarçar um pouco … troca de posição o mês com o ano, o que dificulta mais para o dono da senha que para o invasor, que vai usar este segundo método para invadir.

 

 

 

COLAPSO DE ACESSO

 

 

O cúmulo da proteção é impedir que seu dono consiga acessar a própria informação ! a velha filosofia “cachorro com muitos donos morre de fome” é bem real ! é muito fácil guardar uma senha na memória, mas simplesmente por motivo patológico, é impossível guardar tantas senhas, e naturalmente, nosso cérebro não prioriza nenhuma e todas desaparecem, nos deixando as vezes sem acesso a informações na internet, em um mundo que fica justamente cada dia mais dependente da internet.

 

E por falar em STRESS ! muitas vezes esquecemos senhas fundamentais, aquela mesmo que utilizamos diversas vezes através de meses ou anos, e em um momento de forte emoção, cançasso ou necessidade extrema ! é daí que esquecemos, sim ! a capacidade cognitiva é afetada, e aqueles números de senha já digitado diversas vezes, desta vez simplesmente desaparece da cabeça e em alguns casos errando muitas vezes nossa conta é bloqueada por segurança justamente. Mais tarde mais calmos, lembramos a senha.

 

 

 


 

Deixar uma resposta

Confirmação anti-spam *