Edward Snowden ajuda o Fantástico

Snowden e o Fantástico

       Edward Snowden volta a cena no Brasil agora no Fantástico, que já caminhava com audiência baixa … por isto foi mesmo bom para os 2 esta nova luz na causa de Snowden em plena Copa do Mundo.

 

       Snowden icomoda todo mundo ! e o motivo é claro, ele colocou o dedo na ferida americana … é a mesma dor sentida pelo presidente Nixon quando cada soldado americano voltava em saco plásticos da guerra do vietnã !  a morte no vietnã era justificada ? e é justificado espionar

todo mundo para assegurar a segurança nacional e colocar seus dados tão expostos a ponto de privilegiar econômicamente empresas que tenham acessos a ele ?

 

 

       Tenho visto muita gente se colcoar contra e a favor de Snowden ! e mesmo aqueles que se colocam a favor, não tem continuado muito o assunto … por que estar ao lado de Snowden é bem complicado politicamente, é um assunto difificl de lidar.

 

      De fato Snowden enviou pedido de asilo ao Brasil, mas o planalto negou que tivesse recebido, da mesma forma que tinha negado que tinha recebido pedido de asilo dos pugilistas cubanos durante o Panamericano ….  lembra ? A equipe da presidente Dilma tem tentado lidar com situações complicadas negado o fato, e a história.

 

       Esta história andou pelo congresso, não só o governo mas como a oposição se colocaram contra a permanência de Snowden no Brasil ! ele conseguiu adilo no Equador, mas o equador tem se colocado contra os Estados Unidos, o Equador não tem tanto a perder, já que está aliado a Venezuela e Bolivia, países que gostam de bater no governo Americano, no Brasil se quer evitar isto, esta saia justa com os Americanos, mesmo tendo certa afinidade com Snowden, e mesmo sabendo como foram úteis os dados que ele vazou da Cia.

 

       Snowden é o espião que ninguém quer, ninguem quer odiar, mas ninguém quer ter por perto ! ele coloca tudo em cheque, nos faz buscar do fundo uma coragem que poucos tem ! a coragem de peitar uma potência mundial como os EUA.

De fato, se Tiradentes tivesse batido a nossa porta fugindo do império português, quem teria dado abrigo a ele ? quem ajudaria um idealista com causa nobre e colocar a própria vida em risco … dificil nheim ?

 

      Pessoalmente eu penso isto mesmo de Snowden ! e talvez elemesmo saiba do papel que ele ocupa, quando Van Gogh cometeu suicídio, realmente não tina esperanças que seria considerado um gênio no futuro .. porque se soubesse, talvez não teria feito isto ! Van Gogh foi um homem do futuro, enão do presente do século 19 que não copreendia a profundidade de sua arte … da mesma forme, Snowden ( guardando as proporções de genialidade ), o espião da Cia também com certeza será valorizado no futuro, não agora .. agora é perigoso valoriza-lo

 

Eu penso assim, porque a Internet e toda esta história de vigiar os outros é algo que passa quase perdoável porque tudo acontece de forma transparente, algo como “o queos olhos não vêem , o coração não sente”, ou seja … a CIA vigia todo mundo, a China faz isto, o Japão, a Alemanha … todos fazem ! e todos sabem que estãos endo espionados … isto coloca Snowden em uma posição mais fácil … mas não para quem ele denuncia, vendo tudo por este lado, que a coisa toda é certa e errada ao mesmo tempo, fica fáci perdoar Snowden ou copreendêlo … é certo apnotar um telescópio para o vizinho ? para poder espioná-lo e tentar tirar vantagens disto ? é isto o que acontece … é isto que Snowden Divulgou.

 

    Um jornalista que admiro muito, Diogo Mainardi, o qual eu absolvo e copreendo sua posição ! mainardi não concorda com Snowden, e julga como alguem que quer aparecer, ou se tornar um martir, Mainardi está equivocado ! as vezes alguma cosia nasce em nós, algo que traz coragem apra ousar … e penso que foi isto que aconteceu com Snowden, é muito cômodo jogar pedra em Snowden, acima de tudo de pessaos de mídia que não querem se comprometer … porém o que Snowden fez foi certo, e foi um ato de coragem, que não sera apreciado agora … mas no futuro, quando atalvez a internet ficar mais comum e tudo ficar mais nivelado tecnologicametne no mundo, Snowden sofre do mal de Van Gogh, por não ser copreendido, ele nãot em ajuda substâncial.

 

 

Snowden e o jornalista Glenn Greenwald que divulgou os documentos

 

   É óbvio que sendo um homem comum, o ex agente da CIA tem necessidade da família, e vendo os amigos como o Jornalista que divulgou seus documentas seja um dos poucos momento que o faz sentir humano novamente ! todos se esquecem, que ele é humano e tem necessidades de tudo que um ser vivo precisa, como afeta e auto-valorização … como se sente Snowden ? se ele não tem “Nervos de Aço” de fato pode estar sentindo esta carência de afetividade.

 

Por enquanto … ele ficar pelo mundo, nas frestas de locais que nãot em tanta afinidade com os EUA, e as vezes traz audiência para jornalitas e programas como Fantástico da Globo, que precisava a muito tempo de uma reportagem deste tipo. 

 

Este assunto se torna mais complexo quando tentamos imaginar quem tem razão afinal, e conclumos que é dificil nomear Mocinhos ou Bandidos, Snowden não erro no que fez, foi até nobre e corajoso, porém o governo Americano não poderia ter outra atitude do que esta mesmo … já que eles tem motivos para assegurar sua segurança, e o 11 de Setembro é sempre lembrado nestes casos … 

 

Sonia Bridi conseguiu mais uns pontinhos para si mesma com esta reportagem, talvez até acabe em outra emissora por ela como âncora, a Globo se deu bem ! mas Edward Snowden continula lá … 

 

 

 

Vídeo da reportagem abaixo (Globo News)

 

 

 

 

 

 

 

       

 

 

 

 

 

 


 

Deixar uma resposta

Confirmação anti-spam *