Java agora exige identificação do Desenvolvedor

 Certificados para aplicações RIA

A Oracle agora esta exigindo Certificados (pagos) para aplicações JAVA tipo RIA (Applets e Instalados via Java Web Start – JNLP), estes  certificado são necessáriso apra que este tipo de programa Java seja executado, todos que instalarem a última versao o java 7 ( 1.7 Update 51 ) vai perceber que o programa (sem certificado) agora não vai ter acesso ao PC.

 

Outros Programas JAVA como aplicações já instaladas e aquelas  rodando no Servidor não tem necessidade ( ainda ) de certificado, já que só é necessário mesmo para as chamadas aplicações RIA ( Applets e instalação via JWS).

E o que significa isto ? apenas que a Oracle esta apertando o certc e diminuindo a liberdae, coisa pouco valorizada nos tempos de hoje onde a NSA está com ouvido aberto em todo buraco que temos aberto.

 

Exigir certificado java para aplicações Applet~e instaladas por JWS quer dizer que se perde primeiro a privacidade, mas isto não é problema, o problema é que estes certificados tem um custo aproximados de US 200,00, ou seja perto de 500 reais no Brasil, e se o dolar subir, a coisa fica pior para programadores Brasileiros.

 

Isto é bom ? pessoalmente acho péssimo ! como dizia no livro 1984 de George Orwell  “precisamos perder um pouco da liberdade para ter segurança“, seeeeeeeeeempre o mesmo papo furado ! perda de liberdade para ter segurança, porém isto não tem fim, tirar a liberdade sempre interessa a alguém, ainda mais neste caso onde se necessita gastar perto de 500 reais anuais para ter nosso programa rodando no mercado.

 

 Aplicações sem certifciados, agora receberão este aviso desagradável,

aplicações autoasssinadas (sem certificados) não executam mais.

 

É interesseante que este papo de perder liberdade, sempre está relacionado a dinheiro e o setor econòmico, sempre usam isto para tirar mais dinheiro do mercado … não é ?

 

As grandes empresas não sofrerão tanto, este valor é consideravel para pessoa físcia mas não para empresas, e privacidade para elas não é tão importante, mas para desenvovler a tecnologia pode ser um tiro no pé da Oracle, que afinal de contas, desde que comprou a SUN Microsystem com seu Java, e pagou um preço de banana, convenhamos ! tem tomado decisões estranhas para os produtos adquiridos, como sempre, tudo que vem fácil, é pouco valorizado …. é o que vemos pelo menos.

 

Todo mundo sabe de tudo no mundo Tech esta migrando para WEB, e as aplicações java tipo RIA (Applet e JWS) é o futuro, obviamente, isto pode significar que agora o Java é finalmenne um produto pago para rodar ? 

[ Mudanças no Java SE 7u51 para Applets e Web Start ]

 

 

O Windows 7 e os Certificados

 

Ja se foi o tempo que desenvolver aplicações para Windows também estavam livres de certificados, os drivers (arquivos .sys) que se anexam ao kernel também precisam de Certificados no novo Windows, para quem quer desenvolver para testar, é necessário pressionar F8 e rodar seu programa no Windows em modo que não exija o certificado. 

 

A Microsoft sempre que usar qualquer motivo para retirar dinheiro do mercado, e talvez por isto seu ddonos sejam tão ricos.

 

 

 

 

 

 


 

Deixar uma resposta

Confirmação anti-spam *