Novo Plugin Java congela varios sites nesta Semana

 update do plugin java www.java.com

Na quarta feira ( 15/1/2014 ), milhares de sites dependentes do Plugin Java , que gerencia só projetos tipo RIA (JNLP/JWS e Applets), não funcionaram mais ! isto ocorreu porque a Oracle lançou o novo Plugin 1.7.0_51 , este plugin já tinha sido anunciado ano passado, que demarcaria uma nova política de acesso no recurso java no navegador. 

 

Google Trends, palavras chaves mais procuradas na quarta ( 15 / 01 / 2014 )

 

Este problema levou o termo JAVA a ficar em 4a. Lugar no TopTrend do GOOGLE, ele aparecia só abaixo do Big Brother 14 ( BBB 14) e do termo Dian Fossey.

 

Com este novo plugin, a segurança aumentou (argumentos do dono do Java, a ORACLE), antes dele, quaqluer programa java poderia rodar em uma página acessando o PC, uma boa parte deles, era mal intecionados, eram aplicativos produzido por hacers, agora com a versao do plugin, SOMENTE APLICATIVOS COM CERTIFICADOS podem ser executados, este certificados assimam o programa java com o nome do autor, isto traz mais segurança, já que para adquirir o certificado é necessario se identificar e também pagar, um custo aproximado de US $200, ou seja, 200 dolares que chega a R$ 550,00.

 

É óbvio que até hoje, nenhum programar comprava este certificado, já que era possivel rodar o programa sem ele, mesmo com uma mensagem de alerta de segurança ! agora, nem a mensagem existe mais, simplismente programas sem certificados comprados não funcionam no novo Plugin. Para que ele funciona, é necessario remover a ultima versao do Plugin ( 1.7.0_51 ) e votlar ao plugin anterior ( 1.7.0_45 ), estes plugin anteriores podem ser retirados aqui: [ Java SE 7 Downloads ]

 

A Solução

 

A Solução é comprar o certificado , porém um modo para resolver temporariamente é:

1- Remover o Plugin 1.7.0_51 , em Painel de Controle -> Remover Programas -> Java

2- Baixe o Plugin Anterior 1.7.0_45 em [ Java SE 7 Downloads ] na opcao Java SE Runtime Environment 7u45

 

 

 

 

3- Instale este Plugin, e depois feche e abra o Navegador, as vezes na instalação e ele vem desativado,  então é necessario entrar no anvegador e Ativar ( no chrome, digite chrome://plugins e ative o java )

 

4- Entre no programa java instalado, no Windows basta ir em PAINEL DE CONTROLE e depois  JAVA, procure segurança e baixe o nível de ALTA para MÉDIA

 

 

 

 

Agora os programas sem certificados podem ser executados sem problema.

 

 

Outra Solução

 

  Esta outra solução esta sendo adotada por muitas empresas que tiveram seus serviços congelados, para rodar o projeto java tipo RIA (JNLP ou Applet), não é necessário tirar a última versão e baixar a anterior que seria 1.7.0_45, pode ser a versão 1.7.0_51 ou acima, para usar este novo método, basta cadastrar o site que tem a aplicação na lista de segurança do Plugin.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No exemplo acima, foi incluido o site http://www.evirus.com.br que também ultiliza o recurso RIA do Java, que é uma Applet que vasculha o PC procurando vírus.

 

 

 

 

 


 

Deixar uma resposta

Confirmação anti-spam *