Quase 1.500 Bancos foram vitimas de Hackers em 2013

 

No início do séuclo passado Bonnie and Clyde, os famosos assaltantes de bancos eram fuzilados pela policia, que finalmente colocava fim em sua carreira romântica de assaltantes de bancos; uma história que virou livros e filmes …. em seus diversos momentos de planejamento, com certeza jamais eles imaginariam que seria possível no futuro assaltar bancos sem preciasr sair armados, e ainda milhares de kilômetros do alvo.

 

Isto é realidade hoje em dia ! No Brasil o prejuizo chega a quase 1 bilhão por ano, já que os bancos sempre cobrem os prejuizos das contas dos correntistas causado por hackers, mesmo que o erro seja do correntista que deixou seu PC vulnerável ! Os bancos se armam, instalam plugin no navegador, lugam para diminuir este prejuizo; que afinal de contas, mesmo assim eles gastam bem menos mantendo o serviço na internet, que construir agências físicas Brasil afora.

Ao mesmo tempo que procuramos um emprego melhor, um curso para melhorar nosso rendimento, neste mesmo instante, milhares de mentes estão tentando inventar uma maneira de roubar Bancos  ! mas no estilo moderno, através da Internet, roubando as senhas dos clientes através de Trojans (cavalo de tróia), e fazem isto kilômetros de distância, em um PC as vezes com um custo inferior a mil reais.

 

Em 2013 quase 1.500 instituições foram roubados mundo afora, pelos mais diversos meios ! sim ! da mesma forma que aumenta a tecnologia, os bandidos digitais estão tentando burlar a segurança.

 

COISA DE CRIANÇA ?

 

Quando a internet começou em 1995, a palavra hacker aguçava os hormnônios dos jovens usuários, afimar “eu sou hacker” trazia uma espécie de prazer digital … um certo poder, e este pessoal entre 12 a 17 anos nunca vinculavam isto a um CRIME ! o que de fato sempre foi … invadir o PC alheio é crime já regulamentado no Brasil.

 

Porém este romantismo acabou,  não é mais assim, afirmar que é um “hacker“, dependendo da idade, traz um prejuizo grande ao curriculum ! ninguém quer se vincular a um bandido … destes que aparece na TV quase todo mês pegos roubando dinheiro des bancos.

 

 Falso aviso da receita, motivando o usuário a clicar e ser contaminado

 

 

NSA & RSA

 

Em meio a tantas intrigas entre a NSA ( agência de investigação americana ), e os hackers chineses, contratados pelo estado, surgiu uma denúncia de Edward Snowden, afirmando que a NSA teria um acordo com a RSA para a construção de uma vulnerabilidade proposital, para que a NSA possa ter acesso a dados criptografados da RSA em seus clientes, ora, a RSA é a empresa que fornece tecnologia do iToken, aquele aparelhinho que nos fornece números para transferência bancária. 

 

O Romantismo do roubo físico a bancos, como no caso do inglês Ronald Biggs, que roubou o banco inglês e fugiu para o Brasil,  sua vida foi retradada mais de forma curiosa e romântica que vergonhosa, isto também existe no mundo digital, o filme “Jogos de Guerra” nos anos 80, já colocava a invasão como um evento fantástico, mais que criminoso.

 

 

 

 

NO BRASIL

 

No Brasil também já é normal noticias de invasão e alteração de informação com objetivo criminoso, em 2013 algumas notcas do ENEM fora alteradas, em um esquema de pagamento para obter notas, alguns estudantes pagaram caros para ter boa avaliação.

Porém isto foi descoberto, e todos os fraudadores ( e as “vítimas” ) foram descobertos

 

A urna eletrônica também, no norte do Brasil foi descoberto uma fraude grosseira dos dados da urna eletrônica, porém também foi descoberto. 

 

Resta saber como ficaram os casos não descobetos ?

 

 

[More than 1,400 Financial institutions in 88 Countries targeted by Banking Trojan in 2013]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Deixar uma resposta

Confirmação anti-spam *