Certificado Digital

Quem começou com a informática nos anos 80 (como eu), é bem saudosista de uma época de extrema liberdade (extrema mesmo), porque tudo era início, e não havia padrões algum no setor de TI, na verdade até hoje eles não foram feitos como deveria, com interesse óbvio de bagunçar o setor e gerar treinamento eterno no setor.

 

A falta de profissionais naquela época elevava o valor do serviço do profissional de Informática, porque haviam poucos também … mas havia muito mais liberdade que os dias de hoje … os mouses não existiam, e tudo era produzido no teclado, estranhamento isto parecia muito normal e confortável. Também não existia internet, e isto também parecia muito normal.

 

Com o advento da Internet lá pelos anos de 1995 com conexão discada, apareceram a vulnerabilidade, pessoas poderiam acessar um PC em qualquer lugar do mundo, devido a programas “trojans” (cavalos de tróia), ou vulnerabilidade em falhas do sistema.

 

 

Assinatura Digital

 

Então surgiram o que chamamos hoje de CERTIFICADOS de SOFTWARE, ou seja,  não basta desenvolver uma ferramenta para o  computador, ele precisa sofrer um processo chamado ASSINATURA DE SOFTWARE, caso isto não ocorra, ele simplesmente não vai funcionar, e este certificado … claro .. precisamos comprá-lo ! os valores estão perto de 1.200 reais para JAVA e valor se conserva para programas de Windows Kernel e ainda para Adobe Air (flash).

 

Então o que aconteceu é muito simples ! elevou-se a exigência financeira ! aquela ideia romântica de se enriquecer com um computador desenvolvendo no próprio quarto, pelo menos no Brasil, não existe mais completamente ! quem poderia pagar 1.200 anuais ! para ter um certificado para assinar seus software ? qualquer empresa tem, óbvio … mas não um estudante recém formado sem muito poder aquisitivo (que é  a maioria !).

 

A REALIDADE

A realidade é que este problema só existe no Brasil ! isto mesmo ! só aqui pagamos 1.200 reais, cerca de 150% do salário mínimo para pagar anualmente um certificado … enquanto nos estados unidos um certificado é encontrado próximo de 170 dólares ! que significa 5% do salário mínimo .. isto mesmo, lá fora, com impostos mais baixos é possível viver esta realidade de certificados para tudo, aqui, é praticamente proibitivo para pequenos desenvolvedores, o governo não acordo para isto, de quanto está prejudicando a mão de obra qualificada cobrando taxas que elevem os valores de forma absurda para quem não tem muito poder aquisitivo e nem muita receia, um situação normal para profissionais de TI.

 

 

 


 

Deixar uma resposta

Confirmação anti-spam *