Como tirar virus do PC manualmente

Removedor de vírus

Remover vírus “na mão” ou pelo prompt de comando (cmd) é a maneira mais eficaz e definitiva para ter certeza que o MalWare, o vírus saiu do sistema, nada como a visualização de nosso pequeno império livre do que não queremos …

Aprender a como tirar vírus do PC manualmente pode te fazer livre mesmo do Antivirus e resolver boa parte de seus problemas (além de saber evita-los)

 

Remover virus Manualmente

 

Mas tudo tem um preço, e o preço re remover manualmente é bem caro, e o preço é sempre o tempo, tudo que é manual é  uma tarefa muito pouco comum no PC, uma máquina criada para automatizar as coisas; porém não só o AntiVirus falha nesta tarefa, mas parece que a automação ( que o PC deveria fazer ) está bem longe de sua eficiência absoluta, e os donos destes produtos sabem disto … e na verdade, não se importam de não ser 100% eficaz.

Na é eficaz absolutamente no mundo ! por isto uma atitude manual sempre é interessante para quem sabe, ou quem sabe encontrar um lugar um tutorial de como fazer, o VirusCore não é só um site de AntiVirus Gratis, ele também oferece tutoriais de como fazer o mesmo trabalho do antivirus “na mão.”

 

Para quem quer evitar a instalação de um produto na máquina e por isto prefere resolver tudo manualmente,  saiba que existe uma terceira via de resolver isto (além do AntIVirus e remoção manual), este terceiro meio é o AntiVirus Online (  http://www.evirus.com.br  ), que também faz o serviço de checar o PC sem precisar instalar.

 

 

Como encontrar vírus manualmente

 

Existem lugares característicos onde o vírus se esconde, é importante conhecer cada um deles, se queremos limpar possíveis vestígios de nosso PC, ou analisar a máquina depois do AntiVirus falar que “esta tudo bem aqui” (mas sabemos que nem sempre está).

onde ficam os virus

 

O VIRUS ATRAVÉS DO TEMPO

 

O que o usuário comum, aquele que usa só como sua ferramenta e tem horror em algo que se assemelhe a “tutorial” e não tenha a “veia da pesquisa“,  ele não sabe que o vírus que lhe traz pânico  não era o mesmo a 10 anos atras, na verdade, muitos AntiVirus incluem em sua base de Análise vírus que já estão mortos ! mas se resgatarmos um vírus por exemplo de 1997, qualquer AntiVirus deses que instalamos no PC vai achar e remover … Pessoalmente acho uma bobagem, mas é muito bom para o Marketing de venda do produto.

 

história do virus no Brasil (remover virus manualmente)

 

REMOVER VÍRUS PELO CMD

Acessando o modo MS-DOS

 

O CMD é um programa do Windows que permite acessar o modo D.O.S. (Disk Operation System), este método é mais profundo que o tradicional Click do Mouse ! com ele podemos ter acesso e visualizar partes mais profundas do sistema, por isto , é um meio empregado para remover vírus manualmente.

 

remover virus pelo prmopt de comando

 

Este tópico foi incluído neste tutorial porque é impossível ser 100% eficaz na remoção de um vírus sem “sujar as mãos”, ou seja .. sem lançar mãos dos locais mais inóspitos do Sistema Operacional, realmente não é possível enfrentar um vírus com as mesmas “armas”  só com clicks de mouse …. Operar no modo D.O.S., também chamado de “prompt de comando”, ou modo CMD é como “subir o morro” com o “Capitão Nascimento”, o “click do mouse” não “sobe o morro”.

 

msdos-drivers

 

Na imagem acima vemos a exibição dos drivers ( arquivos .SYS ) do sistema através do comando DIR do D.O.S. no caminho C:\windows\system32\drivers.

Abaixo, click no artigo sobre remoção de vírus pelo CMD ( D.O.S.):

 

 Remover vírus pelo CMD

 

 

Registro do Windows

( Registry, Regedit.exe )

 

Remover virus pelo regedit (remover virus manualmente)

 No registro do WIndows , que pode ser acessando rodando o programa REGEDIT.EXE lá no menu iniciar, é o lugar onde todas configurações do PC e do usuário ficam armazenadas, coisa como tamanho do monitor, configurações de contas, PROGRAMAS QUE INICIAM com o computador ( há outro lugar onde isto acontece também ), e todo esquema de personalização é gravado … o Regedit é um dos lugares prediletos do Vírus, porque ali ele configura para que entre rodando quando o PC é ligado, e também se camufla para não ser encontrado facilmente.

Veja aqui o tutorial completo de como funciona o registo ( Registry ) e como remover vírus configurado no registro do Windows.

 

Tirar vírus pelo REGEDIT

 

 

Inicializações do Windows

Checando outro lugar onde eles são configurados para inicializar com o Sistema

 

Este outro lugar é obtido pelo programa MSCONFIG, pode ser executado e alcançado dentro do Windows através do Menu Iniciar, em INICIAR -> MSCONFIG.EXE, como visto na imagem abaixo:

 

remover-virus-msconfig

 

O programa MSCONFIG pode ser alcançado pelo prompt de comando (MSDOS) através do CMD também:

 

 remover-virus-msconfig2

O MSCONFIG exibe os arquivos que configuram o PC, de uma forma menos complexa que aquele setor acessado pelo REGEDIT.EXE, ele á mais básico, mas também podemos encontrar configurações ali produzidas por vírus.

O Local onde se deve olhar é em Inicialização de Programa, arquivos suspeitos podem ser removidos.

 Componente de Navegador

( Extensão / Plugins / Componentes )

 

O vírus para navegadores de internet ( Google Chrome, FireFox, Internet Explorer, etc ) estão bem ativos no Brasil ! um dos motivos é a facilidade de fazer este tipo de Malware, e também é um tipo de programa que os AntiVirus ainda não estão dando tanta atenção … ( ainda ).

Este é o tipo mais usado para contaminar o Facebook, quando ele é instalado no PC da vítima, começa a se espalhar pelos contatos do facebook depois de perceber que o usuário fez login (entrou no Facebook).

Basicamente se espalham pela rede social, e usam aquele velho e manjado truque de pedir que o usuário clique para instalar um plugin, para que um vídeo seja executado, normalmente um vídeo muito interessante, como um acidente recente.

No momento não detectados um plugin instalado no seu Computador, Instale um Plugin para que você possa ver o vídeo !”

 

isca-face

 O truque todo é este mesmo ! aparece este site aí da imagem acima, podemos ver no endereço do Link que seria do youtube, na verdade não é .. aparece o linkverdadeemvide.info ” , que já é um primeiro indício de fraude .. na página aparece uma mensagem para instalar o plugin “É necessário ter o Home Cinema Instalado para assistir a este vídeo. “Clique aqui e isntale o plugin” … e acredite, muita gente faz a instalação do falso plugin e instala o vírus no navegador, cada um dos navegadores tem um nome diferente de plugin, no google chrome é chamado de EXTENSÃO e é alcançado no menu em FERRAMENTAS-> EXTENSÃO, no FireFox é tratado como Complemento, etc .. veja no Link abaixo uma documentação detalhada como tratar e remover vírus de navegador, que é o tipo utilizado com “Vírus de Facebook“.

 

Programa para tirar virus

Como já foi explicado anteriormente, um dos melhores programas para vasculhar vírus é o RegEdit, ele permite editar o Registry do Windows, é um lugar onde o vírus se auto configurar para ser executado automaticamente ou quando o computador é ligado.

Aprender a Tirar vírus pelo Regedit é essencial para se tornar especialista em antivirus e como eles atuam dentro do computador, com o tempo vamos conhecendo o lugar onde os vírus se escondem, já que a todo momento hackers estudam novas maneiras de esconder sua praga virtual.

 

 

 

 

Veja mais sobre este assunto nas páginas abaixo:

 

 

 

 

 

 


 

Deixar uma resposta

Confirmação anti-spam *