Não há como perder informação no PC, tudo pode ser recuperado

Eu tenho visto muita gente reclamar de dados perdidos no PC, desde que comecei em TI em 1986 , é .. faz tempo… quando existia somente computadores de 8 Bits como Itautec, CP500, Apple, etc . O PC era um sonho distante, custava próximo de 6 mil dólares,  mesmo depois que Collor acabou com a reserva de mercado, ainda continuava caro.

 

recdados2

 

Nos anos 80, os dados eram gravados em disquete, e algumas vezes nos discos rígidos que nao passavam de 20 megas, e ninguém parecia precisar mais que isto.

O sistema de gravação era o FAT , usando o sistema MS-DOS ou PC-DOS, o monitor só tinha 1 cor, podia ser branco, verde ou âmbar, a quantidade de informação era menor, e por mais fantástico que pareça, ninguém apostava que o Computador iria dominar tudo … muita gente ainda usava a máquina de escrever, e isto era muito natural.

 

Hoje é bem diferente ! até na cozinha tem computador, e quando dizemos a geração Y que não tínhamos PC quando eramos criança .. no fundo eles sempre pensam “ahhh claro quetinha, aposto que tinha alguma coisa”, parece que a cabeça de hoje não consegue conceber um mundo sem telinha.

 

recdados3

 

Perdendo dados …

E com a tecnologia apareceu outro problema … o sumiço de dados essenciais, antigamente não se perdia uma carta, a não quer se uma chuva torrencial caísse sobre ela …  a noção de “perder informação” é algo difícil de conceber, e talvez fique ainda mais difícil no futuro quando tudo foi baseado em gravação na nuvem (tecnologia cloud), com o tempo o disco rígido vai desaparecer, e vamos nos acostumando a gravar as coisas na internet, em alguma lugar do mundo; enquanto isto não acontece, vamos gravando nossos dados no disco rígido (ou HD), e as vezes … elas somem, o HD quebra, queima, etc … e daí ?

 

Existem formas de se recuperar dados que sumiram ou foram embaralhados no disco rígido, o programa mais famoso é o RECUVA, ele recupera tudo que puder, video, musica, fotos, etc … mas nem sempre é eficaz 100%, o olho humano pode recuperar o que o Recuva não consegue, mas para isto é necessário entender como as coisas são organizadas internamente, é engenharia mesmo …

NADA NUNCA SE PERDE  ! realmente nada se perde, o que acontece no máximo, é você não ter acesso as informações ! se o PC for desligado digamos, 100 vezes seguidas no botão POWER (sem usar o desligamento do windows), poderemos perceber que chegará uma hora que ele não vai funcionar mais … isto ocorre porque o desligamento foi muito brusco e o sistema não conseguiu terminar o que estava fazendo para desligar o PC, por isto o desligamento precisa ser feito sempre através do sistema e não do botão (nem da tomada). Mas se isto acontecer, se o PC não ligar mais, não significa que as informações foram “perdidas”, mas somente que o sistema bagunçou toda informação e não consegue ler mais …. se aquela Plnilha do Excell ou aquele documento do Word não consegue mais ser lido, significa somente que as informações não estão organizadas .. alguma pane bagunçou-as .. mas elas estão lá ! é impossível perder repentinamente, TUDO PODE SER RECUPERADO se for manuseado por alguém que entende internamente do sistema operacional.

 

No Windows
Sistema de Cluter/Setor

O Windows com seu sistema Windows7 e WIndows 8 ( mais usados), utiliza o sistema de armazenamento chamado NTFS , é neste sistema que seus arquivos são gravados, partilhados, NTFS é o nome do mapa que se da para armazenar arquivo, onde as informações são gravadas de form contígua (e não continua), e deve ser assim para ficar mais rápido … quando se perde este mapa, ou parte dele… as informações não são encontradas (é nesta parte que você se desespera), elas não são encontradas, mas continuam lá …
No Linux
Baseado em Inote/Setor

No Linux e até sistemas similares, é comum o sistema ExtX, embora também se possa usar o NTFS do windows outros similares, o sistema Ext é o mais comum.

 

recdados4

 

Arquivos Microsoft Office do Excell e Word

Estes arquivos vem sofrendo modificações em seus formatos, até o ano 200 o sistema de alocamento de informações dentro deum arquivo XLS ou DOC eram iguais aos adotados no FAT dos discos (hoje é usado no pendrive), porém a partir do ano 2000, os dados começaram a ser gravados em no sistema XML e com nome XLSX no caso de excell.

 

 

  • Informações ou orçamento para recuperação de dados, contate email:
    dorivalac @ h o t m a  i l . c o m

 

 


 

Deixar uma resposta

Confirmação anti-spam *