Tirar virus pelo CMD

prompt de comando

TIRAR VÍRUS PELO CMD

Remover Vírus pelo Prompt de comando

 

O CMD é um comando existe no Windows para acessar o Prompt (modo D.O.S.),  é um termo designado para o modo D.O.S. (Disk Operational Systema, ou Sistema Operacional de Disco), no inicio veio o DOS, e tudo acontecia através dele, até o primeiro Windows, e até o WIndows 3.11, o sistema ainda era escravo do DOS, quer dizer que o computador entrava no D.O.S quando era ligado e só depois chamávamos o Windows da mesma foram que chamamos o Word do Office.

E Hoje… nós temos um “gostinho” do D.O.S. acessando o modo CMD (command), é uma forma clássica de remover vírus pelo DOS.

Como entrar em DOS estando no Windows

Para entrar em “Modo DOS” dogotamos CMD na barra Iniciar do Windows.

 

cmd-dos

 Tirar vírus pelo Prompt

Dai você me pergunta ! “E eu com isto tudo ?“, bem … quem deseja remover vírus “na mão“, precisa saber manipular este mundo maluco aí .. ( o mundo D.O.S. ) que é acessado via CMD , no iniciar no Windows; mas não se preocupe, não é tão complicado.

Primeiramente, saiba que nem tudo que exsite no PC é possível se acessar pelos Clicks do Windows, de fato, uma boa paret dos tutoriais no site TECH da Microsoft exigem que você saiba operar no modo D.O.S (cmd).

Primeiramente, como vemos na imagem acima, para chegar ao D.O.S. via CMD, basta seguir os pssos simplesta clicar em INICIAR -> digitar cmd -> clicar em CMD.

Isto tudo foi dito porque precisamos saber isto quando entramos nos locais que os vírus se instalam, alguns viíus não deixam acessar o D.O.S. via CMD, eles fazem isto justamente para evitar que sejam removidos, e também evitam acessar o registro, ou evitam acessar as extensões do Navegador, que é outro lugar onde eles costuma “se esconder”.

Ficar sempre atualizado como estas pragas funcionam é fundamental , acima de tudo quando o AntiVirus não dá conta do recado, Tirar virus pelo CMD é um conhecimento que será sempre útil.

 

Tirar Vírus pelo CMD Attrib

Estando em modo DOS (prompt de comando), tudo é obtido através de programas digitados, uma das formas mais comuns dos vírus ou trojans, é se esconder , ou seja, mesmo tentando visualizar (digitando DIR), ele não aparece, isto ocorre porque está em modo HIDDEN (escondido), para tirar o modo Hidden , basta usar o comando attrib, como visto abaixo.

virus não visivel

Na imagem acima, digitamos o comando DIR e vemos que nennum programa aparece,  agora vamos usar o ATTRIB e tirar atributos de HIDDEN de todos arquivos da pasta.

Abaixo vemos o uso do comando ATTRIB, e depois o DIR que faz aparecer o programa malicioso.

Como remover vírus pelo CMD

attrib prompt de comando

Acima vemos o programa VIRUS.EXE que agora aparece, perceba que antes digitamos “attrib -h *.*“, isto faz aparecer qualquer programa invisível na pasta (ou diretório).

Agora basta apagar o programa malicioso usando DEL virus.exe.

 

Linguagem Assembly

Se você quer entender mais do computador, é programador e tem interesse em programar na Linguagem do processador do PC,  pode seguir tutorais sobre linguagem assembly.

Veja mais sobre este assunto nas páginas abaixo:

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Deixar uma resposta

Confirmação anti-spam *