Tirar vírus pelo Regedit

Remover virus pelo regedit

regedit

Regedit do windows

O Regedit (Editor Registry) Editor foi o primeiro lugar que os hackers usaram para configurar a inicialização dos vírus e trojans, quando o PC é ligado, o local mais comum para inicializar programas é sem dúvida a chave HKLM/Software/Microsoft/Wndows/Current/Version/Run  ( para todos usuários) e HKLM/Software/Microsoft/Wndows/CurrentVersionRun para usuário específica (atual).

Hoje já exite forma mais camuflada para inicializar a execução do vírus, mas a chave RUN ainda é mais usada.

Programa para tirar virus

Examinar o PC com REGEDIT exige um pouco de artimanha, primeiramente se rodarmos o REGEDIT.EXE e o programa simplesmente não entrar … LUZ VERMELHA ! existem um vírus no PC, a maioria deles desativa a execução do REGEDIT para impedir que justamente sejam removidos do Start do PC.

 

regedit1

A imagem acima foi obtida através do programa REGEDIT.EXE, ele já vem com o Windows por padrão, e pode ser executado através do menu iniciar: INICIAR-> REGEDIT.EXE

No exemplo acima vemos um PC contaminado com um virus em ” c:\ windows\system\souvirus.exe ” , claro que este não é um caso real, eu criei uma situação hipotética com um nome “souvirus.exe“, mas o nome do vírus nunca é este, normalmente é encontrado algo cmoo JJIK.EXE ou outra coisa sinistra deste tipo. O endereço acima é o local mais comum do vírus se alojar para que seja iniciado quando se liga o PC, MAS NÃO O ÚNICO !

 

regedit2

Nesta imagem acima, vemos o endereço em questão, em 90% dos casos o vírus vai se alojar neste endereço:
HKEY_LOCAL_MACINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Run.

Esta linha aí significa o seguinte

HKEY_LOCAL_MACHINE

Significa que estas configurações vai funcionar para qualquer usuário do PC, para valer só para o usuário em questão, daí seria ( HKEY_CURRENT_ROOT \ SOFTWARE \ Microsoft \Windows\CurrentVersion\Run ).

SOFTWARE

Se refere a todo Software instalado no PC e que ainda serão instalados, eles seão configurados neste caminho, inclusive aqueles que serão executados quando o PC é iniciado, veremos a seguir no próximo item

MICROSOFT

Esta chave indica que a produtora é a Microsoft, embora ela seja a proprietária do próprio sistema operacional, ele é designada como qualquer outra …. podemos ver ainda no próximo nível outra empresa(oracle)  como ( HKEY_LOCAL_MACHINE\Sosftware\Oracle …).

RUN

A últma parte refere-se ao motivo principal deste caminho todo, RUN indica exatamente que tudo que for associado a esta chave será executado quando o PC é ligado, antes mesmo dos ícones aparecem no Windows.

 

hklm-run

Ao clicar na chave RUN, vai aparecer a direita os programas associados a ela, no caso exitem 2 ! a primeira linha (Padrão) é uma linha Default, raramente usada … a segunda linha vemos um caminho de vírus que coloquei intensionalmente … e a 3a. linha é um programa da placa de vídeo que tenho no meu PC, então esta 3a. linha é inserada para que o programa que gerencia a placa de vídeo entre executando, no caso é o C:\PROGRA~2\ENLV~’\TVTray.exe.

 

Neste caso , a linha a ser apagada é a segunda, para isto, basta clicar encima dela com o mouse, e pressionar DEL, ou se preferir, usar o próprio mouse para agar, com o click no botão direito e selecione EXCLUIR.

 

excluir-dados

 

Regedit não abre

gpedit.msc windows

Tirar vírus com o Regedit pode  resolver seu problema, mas na maioria das vezes o vírus ja desabilitou o recurso ! ao tentar rodar o regedit, ele não vai aparecer, o regedit não abre ! , para resolver isto, basta rodar o programa GPEDIT.MSC que fica na pasta c:\windows\system32.

Para que o regedit.exe possa estar “HABILITADO, a chave IMPEDIR ACESSO A FERRAMENTA EDIÇÂO DE REGISTRO  = NÂO”,

estando não, o REGEDIT vai rodar,s e ficar SIM, o regedit não vai rodar, então basta setar a chave no caminho do GPEDIT.MSC.
(como deve ficar, veja abaixo )

*CONFIGURACAO DO USUARIO
**MODELOS ADMINISTRATIVOS
***SISTEMA
****Impedir Acesso a ferramentas de edição de Registro = Desativado, Não

 

 gpeditmsc-habilitar

 

Veja mais sobre este assunto nas páginas abaixo:

 

 

 

 

 

 

 


 

Deixar uma resposta

Confirmação anti-spam *