Virus de Facebook

Baixar AntiVirus


.

Remover Manualmente

manualmente

 

O Facebook é o alvo da vez dos hackers ! associado ao Navegador, ele é o ambiente explorado para invadir o PC ! nem sempre foi assim, no inicio do século ( 2.000 ), o que existia eram Trojans que se propagavam na Internet Anexado ao Email, sempre com iscas, motivando o usuário a clicar e instalar algum programa nocivo no PC, eram programas executáveis !

 

virus-de-facebook

 

Mas o mercado de Informática acordou rápido para isto ! a maioria dos sistemas de tráfego de arquivo quase que proíbe o tráfego de arquivos executáveis ( .EXE, .PIF, etc).

No início de 2014 empresas como a Oracle não permite que seu Java invada o PC sem que o programa tenha um certificado, nenhum programa Java pode mais acessar o PC a não ser que apareça antes o dono e desenvolvedor do produto.

 

O Aperto fez com que empresas que vendem Certificados de Software aumentassem suas vendas, e alguns tipos de vírus desaparecessem praticamente [Java agora exige identificação do Desenvolvedor].

 

Ao mesmo tempo que aqueles vírus tipo Trojans (cavalo de tróia), que aparecia no email com o famoso “Click Aqui” também perde um pouco de terreno,  enquanto o Facebook vai se tornando o alvo da vez.

 

virus-facebook-trojans

Trojans perdem força no Brasil, vírus para Facebook aumentam no mesmo período

(Fonte: Google Trends)

 

O Facebook é um pouco diferente de tudo isto, a tática é muito simples ! é exibido uma imagem que desperta a curiosidade do usuário, e próximo da imagem tem um Link (normalmente resumido) , indicando que o link é o lugar onde ele poderá saber melhor aquela informação muito interessante …. ao clicar no Link o usuário é levado na verdade a uma página onde a informação parece “quase acessível” , e para ser acessível  (normalmente acesso a um vídeo), é necessário antes instalar um Plugin de vídeo …. este plugin é na verdade um Vírus que instala no navegador (chrome, fireforex, IE, etc), e então começa a se espalhar usando a conta do facebook aberta do usuário já infectado em seu navegador (lembra que ele tinha clicado lá ?), como se fosse ele o divulgador, o vírus usa o nome do usuário do Facebook infectado .. daí vemos aquela mensagem no Facebook “desculpe gente, tem um vírus no meu PC mandando mensagem para vocês

 

 

virus facebook se escondem

 

 

 

ONDE O VÍRUS SE ESCONDE ….

 

GOOGLE CHROME

google-chrome

 

No google Chrome o vírus se esconde basicamente em dois lugares ( na verdade tres lugares ), um deles é na extensão do Google Chrome, que pode ser acessado em MENU (canto superior direito)(menu-do-chrome) -> FERRAMENTAS  -> EXTENSÔES.

 

O Google chrome é o navegador mais usado no momento, digo .. em 2014, tem mais de 50% do mercado Brasileiro, e é obviamente o navegador mais visados pelos produtores de pragas virtuais.

 

extensao-chrome

 

Uma das formas mais eficaz de exterminar qualquer vírus que se aloje no Google Chrome, é removendo manualmente a Extensão, diretamente do sistema de arquivos;

 

onde-virus-facebook-esconde

 

Veja como o vírus se manifesta, e como remover vírus do Google Chrome aqui:

 

 

MOZILLA FIREFOX

firefox

 

O FireFox é o segundo navegador mais usado no Brasil, e quase todos os vírus de Facebook que aparecem, se encarregam de se auto-instalar neste também ( além do Google Chrome ). Após instalar no setor de ADD-ONS/Extensões do FireFox (que é chamado de Extensão no Google Chrome), ele também mantém supervisão no navegador,e  começa a se auto espalhar sempre que percebe o usuário usando o Facebook.

 

virus-facebook-no-firefox

 

Para remover o vírus do navegador Mozilla Firefox utiliza-se outros caminhos e meios que o Google Chrome, no FireFox é necessario resetar através do menu Help e também entrar no Registro do Windows e remover algumas chaves.

O Tutorial completo de Como remover vírus do Faceook do FireFox, está no link abaixo:

 

 

 

Veja mais sobre este assunto nas páginas abaixo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Deixar uma resposta

Confirmação anti-spam *