Antivirus leve e bom

um antivirus leve e bom

Ter ou não ter um AntiVirus no PC ? é quase a mesma coisa de perder a liberdade, e principalmente a velocidade e performance do PC, não adianta, tudo ficará um pouco mais lento  (ou as vezes, bem mais lento), muita gente prefere nem ter AntiVirus, simplemsnete formatam o PC quando suspeitam de vírus, ou Criam um “Ponto de Restauração” para voltar o PC do ponto criado , com o ponto de restauração não é preciso formatar e se entrou vírus depois dele ( do ponto de restauração ) o vírus desaparece então. Neste momento o pensamento mítico e um produto utópico, um AntiVirus Leve e Bom …. a mesmo a história de “preciso de um bom advogado”, ou … “Bom , Bonito e Barato“, utopia não existe ! neste caso precisamos saber como equilibrar as coisas, como fazer métrica do que precisamos realmente sem deixar faltar nem sobrar.

 

Um AntiVirus leve e bom

“Bom, bonito e barato”

O segredo do AntiVirus é a “Métrica Perfeita“, não existe utopia, e precisamos nos acostumar com este fato …. quando o produto sobra, temos um produto que “pesa” no PC sem precisar, ou seja, o Antivirus esta usando demais o sistema sem precisar, é como colocar um exército de mil soldados para vigiar nossa casa … ora.. ninguém precisa disto ! a não ser que você esteja ameaçado por mil “Bruce Lee” que estão tentando te assaltar, e com não é o caso de usuário comum do PC, basta um produto exato para nossa necessidade e segurança, porém ! também não pode faltar, se faltar segurança já era ! lá sem vai nossas senhas para um hacker em qualquer lugar do mundo, e pior … um AntiVirus que falta recursos pode deixar nosso PC infestado de pragas digitais.

 

Que tipo de Usuário é Você ?

Hoje em dia praticamente todos AntiVirus são extremamente flexíveis, é possível configurar que parte do PC você quer que ele monitore, que fique vigiando, e lógico … isto vai demandar consumo de memória e velocidade do seu PC, por isto você precisa configurar isto, porém, há coisas que você não controla, como por exemplo qual o tamanho da memória que o Antivirus vai “roubar do seu PC’ para simplesmente estar funcionando, e também quanto da velocidade da CPU será tirada do PC, isto varia de produto em produto, então é bom saber basicamente o que um produto tem diferente do outro.

 

O AntiVirus bom

Qual é ? isto é tão relativo quanto a relatividade e Albert Einstein, um bom exemplo disto são empresas que publicam que seu produto remove milhões de Antivirus, então quando vamos testar no Brasil, ele não detecta o primeiro trojan bancário que chega no seu email … nem sequer remove do seu navegador aquele maldito plugin que esta roubando a velocidade do PC e do navegador … de que adianta então ? é melhor escolher um que seja MAIS EFICIENTE PARA SUA REGIÂO e SEU TIPO DE TRABALHO NO PC.

 

engine antivirus

Engines de Terceiros

“Engines” de terceiro é outro fenômeno que você precisa observar … muitos Antivirus carregam engines de terceiros, ou seja “Motores de detecção de vírus” (engines), estas empresas não pesquisam vírus e desenvolve sua própria vacina, apenas compra engines de empresas normalmente do exterior, e colocam uma “lataria” com sua própria marca, elas fazem isto para usar 2 ou 3 engines ao mesmo tempo … ou seja, acontece o fenômeno “MAIS DO MESMO”, repetem as mesmas vacinas e acaba não tendo uma boa performance apesar de deixar o PC bem pesado, observe isto no produto que você vai comprar .. “Quantidade” de vírus detectado não significam muito …. nem sequer selos disto ou aquilo …. muito cuidado com isto, é quase como comprar carro mesmo.

 

AntiVirus Online

AntiVirus Cloud

Uma opção interessante é usar um AntiVirus que não precisar que instalações pessadas seja instalado, é o AntiVirus Online (ou AntiVirus Cloud), uma solução que é executado na nuvem, ou online … e verifica se o computador tem algum programa nocivo, entre eles o mais interessante é o AntiVirus Cloud Panda.

 

Veja os produtos para cada Perfil de usuário

Neste tópico, vamos estudar alguns tipos de usuários, e qual será o melhor produto para cada um deles, para chegar a eles, foi observado o comportamento destes usuários no mercado e qual sua necessidade máxima e mínima.

Usuário de Games, Editor de Texto

Este é o usuário mais comum, ele usa o PC para jogar, editar textos, fazer trabalhos da escola e eventualmente acessar o Itnernet Banking e é claro, o Facebook e outras redes sociais, o produto mais interessante para este tipo de usuário é o Avast Antivirus, e se quiser mais leve pode configurar removendo algumas recursos que comem memoria e CPU.

Usuário doméstico e profissional

usuáriod e antivirus

Para quem vai usar o PC em casa e também para uso profissional, melhor usar um produto Pago que tem mais recursos que protegem o PC, não deixe o caixa financeiro da sua empresa muito vulnerável, para você a melhor opção são produtos pagos, Avast AntiVirus Pago ou Kaspersky AntiVirus pago.

Usuário Profissional que precisa de muita segurança no PC

usuáriod e antivirusSe você tem o PC na empresa , esqueça os produtos gratuitos, vá por mim … neste momento existe milhares de hackers estudando um modo de roubar a senha do banco que você protege, e invadir seu PC para obter senhas ou até fazer chantagens futuras, uma boa opção é o Kaspersky AntiVirus empresa.

Programador de Computador, Especialista de TI

usuáriod e antivirusPara quem é programador e grava seus códigos remotamente, normalmente em um cloud, e precisa de toda memória e processamento do PC 100% disponível ( ou o máximo que puder ), existem 3 opções recomendadas, e que vemos acontecer em todo lugar: Avast AntiVirus Free Configurado, AntiVírus Scan Online , Ponto de restauração, nas 2 últimas opções nada é instalado, o AntiVirus Online verifica o PC remotamente sem instalar, e o Ponto de Restauração é um recurso do Windows que cria um ponto de retorno caso entre vírus no PC, então você pode voltar o PC no exato ponto em que o “ponto de restauração” foi criado.

 

Antivirus leve e bom para windows 7

O Windows 7 ainda é o sistema mais popular, enquanto as novas versões não substituem o windows 7, saber exatamente como saber exatamente qual é um antivirus leve e bom para window 7 é essencial, embora os novos windows possam mudar totalmente as necessidades, a cada windows a microsoft reforça a segurança, e talvez um produto pesado não seja mais necessários em futuras versões, no windows 7 o Avast AntiVirus ainda é uma opção interessante para uso genérico, e talvez continue no windows 8 e windows 10 já eles não estão com recursos substitutivos do AntiVirus Avast. 

AntiVirus leve sempre esta associado a um produto gratuito ! já que ele obviamente tem menos recursos … mesmo assim, ter um AntiVirus leve e bom gratuito pode resolver o problema em muitos casos, principalmente quando o computador não está em uma situação de missão critica, ou armazenando informações muito importantes como as financeiras.

 

Dicas Extras para Segurança do PC

Pontos de Restauração

Observe que existe um recurso interessante que quase ninguém usa, é o chamado “ponto de restauração“, que permite criar ponto de retorno do PC caso algum problema aconteça no futuro …. você cria o “ponto de retorno” e pode voltar a ele caso alguma coisa lá na frente aconteça, isto facilita as coisas para você, porque possibilita que o PC retorne a uma situação “saudável” para trabalhar sem precisar da terrível formatação.

backup das suas informações

O backup é uma segurança que todos admitem que precisa, mas ninguém faz mesmo ! copie aqueles dados que não podem ser perdido de forma alguma, você pode grava-los em servidores remoto, e existem muitos deles gratuito:

 

Configure seu PC da melhor forma possível, durma e faça viagens sem preocupação ou traumas, nem sempre é necessário ter o chamado AntiVirus leve e Bom, mas se for necessário é melhor que ele mesmo não seja tão impertinente que se torne tão prejudicial ao seu desempenho como um vírus faria, conhecimento é tudo, tenha sempre em mente qual o produto melhor para seu windows, sabemos que o melhor AntiVirus leve e bom para windows 7 (ainda) é o Avast, mas isto pode não continuar sendo nos futuros sistemas.

 

 

 

 

 


 

Deixar uma resposta

Confirmação anti-spam *