Computador lento

computador-lento

Compramos um computador bem caro, e pagamos felizes sabendo que estamos levando para casa um equipamento que não vai mais irritar, não veremos tanto aquela ampulheta de espera tão irritante, de fato as vezes o computador fica tão lento e a espera ocorre tanto que chega mesmo a irritar e até causar certo stress, pelo menos comigo o stress pela espera constante é certo. Vamos estudar se o programa é usar um AntiVirus para remover vírus, remover programas indesejáveis ou simplesmente limpar o computador inteiro.

Computador Lento

Já vi muita gente , vendedor normalmente , tentando empurrar um computador dizendo que ele vai ajudar até a internet ficar mais rápida, de fato isto não é 100% correto, nenhuma CPU por mais rápida que seja pode acelerar como os dados chegam no PC, isto não é de controle local, mas muitas vezes o PC é tão lento que é incapaz de processar os dados que chegam, então um PC extremamente lento pode deixar até a internet mais lenta.
Como Acelerar a Internet ? não há como resolver isto localmente realmente, mas deixar o PC mais leve talvez resolva seu problema.

Travamento

Um computador lento e travando é o pior dos mundos ! se esperar um processamento é ruim, imagine uma performance tão lenta que sequer tem condições de mostrar uma mensagem de espera, se você chegou no nívl “Lento e Travando” está na hora de fazer alguma coisa, desde remover programas desnecessários, formatar ou remove rum possível vírus.

 

computador-lento-e-travando

Solução para computador lento As soluções são variadas e você precisa saber qual a melhor para seu caso, entre elas … Use o programas RESMON do windows para verificar seu PC, para isto basta teclar:

tirar virus com regedit

Após teclar WINDOWS + R , digite RESMON, e entre no programas RESMON, você verá que ele vai trazer a performance do PC em gráficos e números, verifique se o problemas é Memória ou Processamento, e ainda é possível verificar se sua internet está mesmo lenta ou é o PC que está deixando tudo lento.

 

monitor-de-recursos-resmon

 

Na imagem acima vemos o programa RESMON do windows rodando e mostrando a estatística do PC, você pode verificar tudo: Memória, CPU, Internet, E até que programa está usando mais a memória e o processamento, verifique se o seu AntiVirus está comendo muita memória, ou a configuração do seu AntIVirus está fazendo isto , você pode precisar configurar para usar menos o processamento. Pode também verificar se tem algum programa usando muito o PC e este programas simplesmente é desconhecido, neste caso é um Trojan , então você pode removê-lo do seu PC, solucionando seu programa de performance. A seguir veja os Passos a tomar após verificar o PC:

  1. REMOVER PROGRAMAS DO COMPUTADOR
  2. SUBSTITUIR O ANTIVIRUS OU CONFIGURAR
  3. FORMATAR O COMPUTADOR (LIMPAR O COMPUTADOR)
  4. COLOCAR MAIS MEMÒRIA
  5. SUBSTITUIR A CPU OU COMPRAR OUTRO COMPUTADOR
  6. TROCAR O PLANO DA INTERNET PARA UMA MAIS RÁPIDA

 

PROGRAMAS RODANDO NA MEMÓRIA SEM UTILIDADE

Um dos maiores problemas do computador são aqueles programas que foram desinstalados (removidos) mas deixaram “rastros” para traz, isto é muito comum em anti-vírus, eles nunca saem totalmente, remove 90% mas deixa alguma coisa rodando, de fato se você pegar um computador que foi instalado a 3 anos e nunca mais formatados, verá que uma boa parte dos programas que estão rodando na memória já foram removidos pelo próprio usuário, mas ficou alguma coisa rodando ali … como se fosse um fígado extra no corpo usado recurso do corpo sem nenhuma necessidade, é estranho .. mas isto acontece, e são diversos os motivo, um deles são os Bugs do Windows que impede a remoção do programa enquanto ele esta executando.

Logo acima você viu o programas do windows, o RESMON que possibilita examinar o que está acontecendo na memória do computador, o que está rodando, e o que está “comendo” processamento, um outro programa muito bom que permite a remoção do que não queremos é o PROCEXP, (process explorer) também da Microsoft e Gratuito, mas este é necessário fazer download para depois então executar.

Após rodar o programa , você verá a imagem abaixo.

apagar processos na memoria

 

No exemplo acima, um click (com botão DIREITO do mouse) no programa puc.exe faz aparecer um menu de opções, logo após, basta escolher Kill Process para remover o programa da  memória e aliviar a CPU, após dar KILL, você podera verificar o outro programa, o RESMON mostrando mais memória disponível, mais CPU disponível e vai perceber que o computador vai ficar mais rápido.

propriedades do processo

Veja nesta outra imagem ( logo acima ) outra opção do PROCEXP, depois de clicar o botão direito do mouse sobre o programa e escolher PROPERTIES (propriedades do processo), você verá ONDE o “maldito programa” está afinal, e de onde ele deveria ter sido removido quando foi desinstalado, observe o caminho no “Path” , abra o Windows Explorer, e apague ( delete este programa ).

 Programas para deixar pc mais rapido

Existem vários programas que podem limpar programas indesejáveis, lixos, e rastros de programas antigos que foram removidos mas deixaram parte deles rodando no seu sistema, procure no baixaki, existem muitas opções.

Melhorar desempenho do Windows

Uma solução dentro do próprio windows pode resolver ou aliviar seu problema, isto tudo sem baixar absolutamente nada no PC, para isto basta seguir os passos.

A) INICIAR —> PAINEL DE CONTROLE

Melhroar performance do windows

 

B) digite SOLUÇÂO DE PROBLEMAS  —> click em SOLUÇÂO DE PROBLEMAS

solucao de problemas no windows

C) Agora na Janela que vai aparecer, basta clicar em VERIFICAR PROBLEMAS DE DESEMPENHO

verificar desempenho do windows

Pronto, agora deixe o Windows fazer a parte dele, vai verificar pontos que podem ser melhorados e otimizados.

 

AntiVirus pode acelerar o PC

Muita gente  não gosta de AntiVirus, e um dos motivo é porque ele justamente deixa tudo mais lento … para resolver isto, basta entrar na configuração do produto e escolher que parte do sistema ele vai monitorar, uma ideia muito boa é habilitar TUDO no AntiVirus ( sim, o PC vai ficar bem lento ) e após usar todo recurso, e deixar ele resolver tudo que tem direito,  após fazer um SCAN TOTAL no PC, aí então você vai e configura para monitoramento mínimo.

O que você pode fazer até ( se não gosta de AntiVirus ) é desinstalar o produto totalmente para deixar o PC bem rápido, e uma vez por mês, instalar novamente e deixar o produto checar, e vai se repetindo isto todo mês.

O AntiVirus kasperky é o produto que mais tem opções, e está sempre a frente das pesquisas, você pode usar este produto russo caso não tenho outro de sua preferência, ele tem uma versão gratuita, e isto poderá ser útil caso você deseje usar o sistema Instalar->Escanear->Desinstalar.

Outra opção, na linha produtos leves, é o é o AntiVírus Avast gratuito, e o preferido no Brasil justamente por ser leve, ainda temos o PSafe AntiVirus que está bem equipado com engines estrangeiras.

 

 

Mais …

 


 

Deixar uma resposta

Confirmação anti-spam *