Entrevista – Ondrej Vlcek, Avast AntiVirus

Nesta entrevista, Ondrej Vlcek descreve a historia dos antivirus desde os anos 90, e explica como hoje a AVAST é aparelhada para os tipos de Vírus atuais, onde as vacinas são produzidas automáticamente por máquinas poderosas, e muito menos por engenheiros mergulhados em código.

Windows mais resistente

O CEO da Avast diz ainda que a estrutura é bem menor que as pessoas imaginam, claro … hoje em dia os vírus praticamente desapareceram, não há uma produção intensa de vírus como nos anos 90, um dos motivos é o endurecimento dos sistemas de segurança do Windows, o FireWall e sistemas guardiões como Driver Guardian que faz policiamento no PC para proteger contra alteração de código, Hook, etc. Além disto, muitos programas essenciais do Windows, e também os drivers da pasta \windows\system32\drivers precisam ser todos assinados, se não assinar com nome da empresa responsável, o drivers (que é o componente do kernel) não funciona ! desta forma praticamente desapareceu os RootKits, já que rootkits são drivers que ficam o kernel.

História dos vírus

Os primeiros vírus apareceram nos anos 80, e normalmente ficavam no boot (virus de boot), depois apareceram virus de executáveis (.COM e .EXE), então eles desapareceram um tempo e imperaram vírus de Macro Word/macro Excell (anos 95 a 99), no ano 2000 apareceram vírus governamentais poderosos , e um pouco mais difícil de ser criados por pessoa física sem recursos.

O Futuro dos vírus

Hoje as maiores pragas virtuais são trojans e não programas que infecta .EXE , uma grande parte é produzida para infectar os plugins/modulos de navegadores como Google Chrome, Mozilla FireFox, Microsoft Internet Explorer,etc . Eles visam entrar como recurso de programas, em sua maioria como recursos de navegadores.

A realidade é que não podemos prever se os ´virus clássicos que infectar programas executáveis voltarão, o que é certo é que sempre haverá meios de programas nocivos propagarem na rede automaticamente.

Avast AntiVirus

O AvastAntiVirus é o AntiVirus gratuito preferido no Brasil, não sabemos até quando …mas a simplicidade e relativa eficiencia fez o AntiVirus Avast desbancar o AntiVirjus AVG que foi o gratuito mais usado no inicio dos anos 2000.

 

 

 


 

Deixar uma resposta

Confirmação anti-spam *