Google chrome lento

google chrome travando

Possuir um navegador internet lento é o pior dos mundos ! o problema todo é que ele é atualmente a janela para Internet, e a Internet se tornou a janela para o mundo, não só isto ! a Internet é a janela para negócios e para fortalecer o caixa de muita empresa.

Neste artigo, vamos explorer todos os pontos do navegador Google Crome, e do PC, que podem deixar o navegador do google lento ! ter o google chrome lento no PC é algo comum, e vai piorando com o tempo , e sim ! este tipo de cosia acontece com todo mundo, todos passam por esta situação, porém há meios de resolver isto sem precisar formatar todo PC e instalar tudo novamente.

Google Chrome Lento

Vamos estudar cada um dos lugares no PC e no navegador onde pode ter algum tipo de barreira, virus, trojans, plugins, extensão ou qualquer coisa que esteja deixando o navegador lento.

google chrome lento e pesado

 

Virus no Google Chrome

Trojans no Google Chrome

Este é um dos tipos mais comuns de peso no navegador Google Chrome, na verdade, quando existe uma contaminação por uma praga virtual, o malware vai parar em 2 lugares possivels:

  • Vírus na memória do computador
  • Vírus entra no navegador como Plugin ou Extensão

Quando isto acontece, o próximo passo é investigar a memória com programas gratuitos que a própria microsoft fornece, existem 2 programas muito úteis para isto:

As 2 opções acima permite o monitoramento da memória, rode eles e examine os PROCESOS e SERVICOES, elimine o programa suspeito que esta “rodando” e também apague do disco rígido

apagar processos na memoria

Programa PROCEXP examina programas na memória e permite remover.

examinar virus na memória

Examinando programas na memória com o RESMON
(este programa já vem instalado no WIndows por padrão)

Existe outro artigo aqui no site que permite examinar os programas na memória em detalhes.

 

Verificando mais processos de memória do Google Chrome

Além dos programas Anteriores para investigar a memória, o próprio navegador Google Chrome tem um visualizador de processo, além de mostrar os processos SÒ relacionados ao Google Chrome, ele exibe informações pertinentes ao próprio navegador, para examinar em mais detalhes, para abrir o analisador de processos do próprio Google Chrome, basta pressionar SHIFT ESC

 

Gerenciador de processos do Google Chrome

google chrome consome memória

Após pressionar SHIFT e ESC, você verá a janela acima, então basta clicar nos processos que estão “comendo” muita memória e depois clicar em ENCERRAR PROCESSO.

 

Adware no Google Chrome

Propagandas no Google Chrome

como tirar anuncios do chrome

Uma das formas mais comuns de carregar o navegador Google Chrome são as propagandas, não são exatamente vírus, não se propagam por si mesmo, mas entram no navegador por diversos meios, os meios mais comuns de infestar o navegador com propagandas são.

  • Paginas que carregam propagandas no navegador
  • Instaladores de programas que instalam propagandas no navegador

Estas páginas traiçoeiras de anúncios (ou AdWare, que é o nome técnico) normalmente já estão no BlackList do Google Chrome, o navegador detecta e impede o carregamento na página, mas nem sempre isto ocorre ! e quando o navegador não consegue detectar a página nociva, ela acaba contaminando o navegador com uma configuração ou software que exibe propagandas a todo momento, ou insere em todas páginas que são carregas como se fossem parte delas.

Os Instaladores são um problema diferente, normalmente alguns sites que oferecem download de diversos programas fornecem um instalador, este instalador alem de instalar o programa desejado, também instala no navegador um plugin que exibe propagandas, ou ainda configura o navegador para abrir sempre uma página de propaganda (ou anúncio).

Para resolver instalações ou configurações indesejadas, verifique os seguinte pontos do seu Navegador google Chrome:

  • Extensão (Plugin), remova todos os suspeitos
  • Pripriedade de execução ( click no icone e selecione propriedade)
  • Processos na memória (verifique com o programa PROCEXP)

Este artigo explica em detalhes,

 

Extensão maliciosa no Chrome

A maioria das pragas virtuais que infectam o pc, e deixa Google Chrome lento tem prefeito contaminar como uma extensão do navegador, já que o Antivirus instalado tem dificuldade em diferenciar uma extensão nociva de uma não nociva, já que ela não pode ser detectada rodando em processo de memória, mas subordinada ao navegador google chrome.

Uma extensão é muito poderosa, ela pode ser programada para ser um vírus, ou seja, ela se auto reproduz sem que o usuário saiba o que está acontecendo, no caso do facebook, a extensão envia a si mesma aos amigos do usuário contaminado usando uma imagem “isca”, então um amigo qualquer clica e a extensão praticamente “pula” no outro PC e contamina da mesma forma.

 

Para remover uma extensão maliciosa basta procura-la no navegador clicando em: MENU, Configuração, Extensão.

contaminacao extensao chrome

 

Proxy Hacker

Talvez seja um pouco difícil entender o que significa “proxy”, e talvez um simples usuário como você por exemplo que só usa o PC para escrever textos, enviar email ou consultar o banco (via internet banking) querer entender isto ! mas acredite, não é algo tão difícil de entender, e a ao mesmo tempo, entender o que é proxy é muito importante para segurança do que está no PC e segurança de navegação

Se entrarmos no setor de configuração do navegador google chrome, ou qualquer outro, ou ainda no sistema de cofiguração de rede do próprio PC veremos uma configuração proxy, e porque existe isto ? simples, é para o caso de necessitar “dar uma volta” antes de chegar ao destino de navegação, ou ainda mudar a rotina.

Primeiramente vamos entender como funciona a navegação, toda vez que pedimos um site do tipo http://www.uol.com.br, o que acontece é que a requisição vai até nosso provedor e depois o provedor direciona ao site para que nossa informação (ou página) venha até o PC ! Se configurarmos um endereço proxy, que é um IP com 4 números do tipo 111.222.333.444, o que acontece é que primeiro ele pula para o servidor onde está este IP do proxy e só então vai para página pedida; isto significa que se um hacker configurar um IP proxý do próprio servidor (do hacker), tudo que navegar no Pc com esta configuração vai passar primeiro pelo hacker, que pode até EMULAR o site do banco para que digitemos nossa senha, e aí está a mágica ! ficamos sequestrados sem saber, isto pode deixar o navegador mais lento, porque sempre há um “pedágio”, é bom verificar sempre configuração de proxy no navegador google chrome para verificar se está EM BRANCO.

O arquivo abaixo mostra como funciona um sistema Proxy, e como ele pode ser verificado para nossa segurança:

proxy hacker

 

AntIvirus para Google Chrome

Sim, o pessoal do Google fez um Antivirus só para o Navegador, ele faz um checkup em itens nocivos que podem estar deixando  navegador google chrome lento.

 

 

 

Ponto de Restauração do Windows

Esta é mais uma técnica para resolver o problema de lentidão causada pelo tempo, não só no Google Chrome como no PC inteiro, chegar a ter o google chrome lento  significa que ele sofreu influênia do usuário e de software externos, uma solução drástica é criar um ponto de restauração do Windows, após instalar o Chrome, criamos então o ponto de restauração, e sempre que percebermos o google chrome lento, voltamos aquele ponto que criou, é como se o PC voltasse exatamente no momento em que o ponto foi criado.

Google Chrome lento para abrir

Esta é uma caracterírstica de um alteração de propriedade de execução, click com o botão direito do mouse sobre o ícone e veja em propriedade, uma técnica muito comum dos vírus é coloca um parãmetro extra:
Ex: google.com  paginapropaganda.com.br

Remova a url: paginapropaganda.com.br.


 

Deixar uma resposta

Confirmação anti-spam *