Como mudar a senha do wifi

mudar-senha-wifi Muita gente deseja isto, mesmo porque esta senha é definida pelo “cara” que é contratado para instalar o WiFi e dividir a Internet na casa, normalmente ele, o técnico (“o cara”) não vai querer voltar para mudar a senha grátis .. ele vai cobrar de novo .. e muita gente  deseja (e precisa) mudar esta senha em certos períodos, principalmente quando existe suspeita que alguém tenha adivinhado e esteja roubando a conexão do outro lado o muro ou da rua até ..  há vários motivos pelo qual se deseje muda a senha periodicamente, e fazer isto requer um pouco de conhecimento técnico ( não muito ), e para usuários comuns, que tem o computador para diversão ou profissional, não vai querer nem ficar perdendo tempo como fazer isto, e as vezes nem vai conseguir chamar algum técnico par fazer isto em certos horários. Este tutorial quer ensinar de forma simples como como mudar a senha do wifi  sem complicação e sem pesquisas externas.

Senhas WiFi

mudar-a-senha-do-wifiAntes de entrar no dispositivo que você tem aí na mesa, com 1 ou 2 antenas, precisamos aprender um pouco deste negócio de senha. Desde que isto foi criado as Senhas WiFi sofrerm modificações em seu tipo, e isto foi alterado (seu tipo) para dificultar que hackers descubram a senha, bom né ? Não vou me aprofundar no assunto,  só explicar o mínimo que precisamos saber.

Evoluções da segurança de senha:   WEP ,  WPA-PSK, WPA2-PSK   e modelos de criptorafia de segurança: TKIP, AES

 

O Gráfico abaixo mostra a evolução conforme o tempo:

 

configuração-wifi

 

A melhor configuração para o WiFi (para definir nossa senha) é WPA2-PSK com AES,  escolha esta configuração para definir a senha, ou verifique se esta definido WPA2-PSK e AES.

 

Como entrar no WiFi

Para entrar no WiFi (aparelho) é muito simples, primeiro saiba que a maioria absurda usam os números 192.168.0.1 ou 192.168.1.1 como IP do aparelho WiFi, você deve digitar um deles no navegador, até perceber que vai aparecer a tela de senha do seu Aparelho WiFi.

Caso nenhum deles faça esta tela de senha aparecer, entre no modo CMD:
Iniciar – (digite CMD em pesquisar programas e arquivo) e click em CMD, após aparecer a tela preta (CMD) digite: IPCONFIG e enter,

procure pelo número na frnete de GateWaey,e ste GateWay é o número do seu roteador (aparelho WiFI).

 

Digitando Login e Senha no WiFi

 

entrar-no-wifi

 

Depois que aparecer estsa tela do WiFi, perceba que será exigido LOGIN e SENHA,e  também a maioria absurda é admin, admin (Login: admin, Senha: admin), perceba que esta senha NÂO É PARA USAR A INTERNET , mas sim para configurar o aparelho WiFi.

Após digitar login e senha, você verá algo do tipo:

entrar-no-aparelho-wifi

 

Para chegar a tela acima, escolha a opção CONFIGURAÇÂO , Wireles e Segurança, então você verá a direita a opção de escolher uma nova senha, perceba que acima deste lugar onde será digitado a senha para usar a internet, existe WPA2-PSK e AES, certifique que está assim.

Depois de digitar a senha em : Senha PSK: suanovasenha

basta digitar no botão GRAVAR ou SALVAR e agora sua rede WiFI tem nova senha.

 

Em alguns roteadores estas opções modem mudar, a imagem acima poderá não ser encontrada, no entando basta procurar pela opção Wireless e pesquisar onde alterar a senha, a imagem de digitação é praticamente semelhante em todos roteadores (aparelho WiFi).

 

Porque você (MESMO) mudar a senha do WiFI

Isto não é somente um capricho, saiba que existem milhares de vírus de página que tentam invadir seu roteador WiFi, este mesmo roteador wifi familiar, nestas páginas, uma rotina javascript captura seu WiFi que pode ser acessado normalmente pelo IP 192.168.0.1 ou 192.168.1.1 com a senha padrão (PADRÂO MESMO !) chamada Admin, e o usuário também padrão chamado Admin, surpreso ? pois isto é muito grave , porque páginas maliciosas acessam seu WiFi a partir da página que você acessa e configuram para VIGIAR VOCÊ , SUA FAMÍLIA E SUA EMPRESA, a partir do momento que estes vírus chamado vírus de hardware altera seu WiFi, então eles começam a vigiar tudo que você acessa e até capturar senhas de tudo que você digita no seu PC, alias, tudo que qualquer pessoa digita no PC se estiver usando internet através deste WiFi.

Mudando sua senha, estes vírus não conseguem mais fazer alteração no seu WiFi porque eles esperam sempre encontrar o login padrão e senha padrão.

 

Vírus de Hardware

Eles são muito comuns, e não infectam seu PC exatamente ! mas o roteador wifi que você usa para navegar, com a senha e login são padrão em todos (admin, admin), basta você acessar o site contaminado que ele altera seu WiFi, existem vários estragos que podem ser feitos, desde alterar o DNS do seu WiFi até fazer alterações mais profundas em aparelhos específicos.

Alterando o DNS por exemplo, ele pode direcionar a navegação de todos que acessam internet pelo WiFi para um site do Facebook que o hacker fez, então você tenta acessar sua conta mas esta acessando um site falso, porém parecido com o Facebook, desta forma o hacker obtém sua senha do Facebook, do email, dos bancos etc…. é um estrago grande.

 

AntIvirus para Virus de Hardware

Lamentavelmente a maioria dos AntIvirus no mercado não são direcionados a realidade Brasileira, ou seja, é possível que um Antivirus esteja instalado no seu PC e não consiga detectar quando uma página maliciosa tenta alterar as configurações do seu WiFi para obter suas senhas, por isto a melhor opção é alterar o Login e Senha do roteador WiFi.

Esqueceu a senha ? Se isto acontecer, basta RESETAR o roteador WiFi, na parte traseira você vai encontrar um pino, pressione este pino enquanto liga o roteador, você verá que ele volta para login e senha padrão (admin, admin).

 

Verificar se o roteador WiFi foi contaminado

Uma forma clássica é verificar o DNS do roteador WiFi, verifique os 2 números, ligue para seu provedor e pergunte se os números são oficiais, caso não seja, peça os números oficiais do seu DNS e altere, grave.

Para verificar isto, digite o IP do roteador (normalmente 192.168.0.1 ou 192.168.1.1)digite login e senha, depois selcione INTERFECE LAN/WAN (ou network), veja abaixo uma imagem, no seu roteador pode ser um poco diferente, basta procurar o lugar onde aparece DNS PRIMÀRIO e DNS SECUNDÁRIO:

Configuração DNS do WiFi

Observe neste exemplo qu eo DNS primário foi ó único usado, ele tem o número 192.168.1.1 que é um rádio ligado a ele que fornece o DNS, se tivesse acontecido intervenção de um hacker através de um vírus, o número poderia ser outro, procure a configuração DNS do seu roteador e certifique-se que ele é original e não esta redirecionando suas páginas para um servidor pirata.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Deixar uma resposta

Confirmação anti-spam *