AntiVirus Brasileiro

AntiVirus Fabricado no Brasil

Fazer no Brasil, software com eficiência igual a americana, e também até melhor !  não precisamos de nenhuma matéria prima especial, nem precsiamos importar nada, para fazer software basta sentar no computador e desenvolver ! sempre acreditei que isto é possível, desde que comecei a programar em 1986.

Neste artigo, vou descrever minha experiência com AntiVirus, desde a época que analise o primeiro código em 1988, an Escola Einstein em Limeira SP, e como desenvolvi os primeiros Antivirus no Brasil, e vendi anunciando na Folha de São Paulo, no caderno Folha de Informática no setor de Classificados, na década de 90.

Esperança de tecnologia GENUINA no Brasil

2016 ! Mais um ano se inicia, e nunca a situação brasileira esteve tão “ao leo”, na verdade, sem esperanças mesmo ! Comecei a programas na decada de 80, aproximadamente em 1986 em um computador pessoal de 8 bits, onde os registradores não eram o RAX de 64 bits, nem EAX de 32 bits, nem AX de 16 bits … mas o registradores assembly de 8 bits AL ou AH, parece bem fraco,mas foram eles que levaram o homem a lua, a parte automatizada da navel Apolo 11 que pousou na lua com sucesso, era desenvolvida em Assembly Intel de 8 bits …

Antivirus Aplo11
Nesta época, quando a informãtica começou, e muita gente falava que “computador era ilusão”, e muita gente ainda se colava em sua máquina de escrever, poucos acreditavam no coputador, e quando se perdia dados do disquete de 5 1/4 que podia gravar no maximo 360k, muita gente ria e dizia “no papel não teria perdido…” , porém este mundo se foi e o computador é tão essencial quanto a energia elétrica hoje em dia.

disco-414-antivirus
Nesta época também apareciam os primeiros virus, eram vírus de BOOT, ocupavam a trilha 0 do disco flexivel, e quem possuia Disco Rígido, sim ! nem todos tinham disco rídigo no computador ! então este virus ficava no primeiro setor (512 bytes) do disquete, e quanto ele era colocado no PC, o virus pulava para memoria, normalmente la pelo
endereço A000:000, quase batendo nos 640k do PC, que era o máximo possível sem expansão por driver …e todo disco que era colocado no PC então também era contaminado… na época, vender antivirus era piada ! vender software já era um absurdo, e vender antivirus mais absurdo ainda … no entanto, eu e meu amigo Jorge Luiz
Menezes, faziamos antivirus, isto lá por 1988, eu fazia a parte em assembly, bastava escrever a diretiva:

ASM
  mov ax, 0001
  mov dx, 0108
  int 13h
END

Esta diretiva acima lia o setor 8 , que era o local onde o virus sempre escervia o conteudo orignal do setor 0, então bastava pegar o conteudo do setor 8 e colocar no setor 0, e pronto ! o virus esava eliminado … então meu amigo Jorge pegava este codigo e colocava no program em Pascal 3.0 da Borland,era a dupla Dorival Cardozo & Jorge Menezes , estudante na Escola Einstein em Limeira-SP, no Inteior de SP, que deixava seus alunos usarem os carissimos computadores IBM PC de 16 bits …na época era bem caro sim.

ibmpc antivirus
Enquanto todo mundo vendia software comerical, tentavamos vender AntiVirus, não deu certo por muito tempo, claro, acabamos desistindo e virando empregados de empresas que faziam software comercial ..porém eu não parei com este negocio de AntiVirus, e o motivo era que passei longos anos estudando Assembly para PC, e isto não era usado pratiacmente em nada que não fosse fazer vacina para Virus.

AntiVirus Mutante

A questão toda de fazer AntiVirus na decada de 80 e 90 é que simplesmente não tinha AntIvirus, isto mesmo ! software eram comprados em supermercados, e não se via NENHUM antivirus neles, no inicio dos anos 90 apareceu o McCafee e Norton, e logo depois apareceram mais 2 ou 3, mesmo assim, a maioria dos vírus que apareciam no Brasil não eram detectado por eles, por isto havia uma lacuna, era possível fazer um produto brasileiro que fazia o que eles não fazia: Detectar e remover virus ! e o pior vírus eram os MUTANTES, muito raros de ser detectados, e todo mês paarecia um virus mutante que absolutamente nenhum antivirus importado detectava.

Minha empresa de AntiVirus,

Kanti AntIvirus

Lá plos anos de 1993 abri uma empresa com minha social Silvia Regina Zacharia, então nesta epoca a ideia era fazer AntiVIrus e Software Comericais para bancar justamente o projeto AntiVirus,  meu amigo Jorge Menezes já não estava comigo …e isto durou 2 anos até o surgimento do Windows 95, e porque isto acabou ?
porque o Windows 95 usava a memória protegida (acima de 1 mega), e era muito, muito dificil fazer virus para esta memória .. então os virus em sua mairia eram virus de Script Word e Script Excell, Script Email, 90% deles praticamente, o mais famoso foi o Love Letter , um virus desenvolvido em Visual Basic Script (VBS) que se alastrou pelo mundo vindo da indonésia.
Os virus feitos em baixo nível foram relegados a orgãos governamentais, e por que isto ? porque são complexos demais para Windows, nenhum adolecente gênio faz um virus para Windows explorando fala Zero Day em um fim de semana ! é uma tarefa complexa e cara hoje em dia, e até agora, 1916, ainda não é tarefa para uma pessoa só
fazer.

Carro Genuinamente Brasileiro

gurgel-carros-brasileiros

Desde aquela epoca, nos anos 80, vi muita coisa dita “Brasileira” , na época que a GURGEL AUTOMÓVEIS BRASILEIROS  existia , ficava justamente em Rio Claro -SP, e todo dia eu passava em frente a Gurgel para
trabalhar em uma emrpesa de Araras SP, já que a Gurgel ficava no caminho, … “A GURGEL FEAZ O PRIMEIRO CARRO BRASILEIRO” diziam ! e até hoje dizem ! PAPO FURADO ! nunca fez ! outra falácia jornalistica ! eu conheci muita gente que trabalhva na gurgel, nos últimos anos nem pagavam mais salários, ela fechou em crise financeira profunda, praticamente todos engenheiro sairam não por motivos financeiros, mas pela personalidade do proprietário ! os Jips da Gurgel são bons, resitentes! mas o fato é que o carro sempre foi uma lataria,o Motor era da Wolks, nuinca foi brasileiro ! a gurgel nunca passou de um motor revestido de uma lataria horrivel ! nos padreos sovitéticos .. sera que tinha como fazer melhor ? claro que sim !mas por motivos que desconheço, o govenro colocou dinheiro na gurgel, e este dinheironunca foi para as mãos de quem conhecia de fato, mas para mãos de uma perosnalidade geniosa.

O logotipo quadrado não revela um estilo, mas a falta dele…eu já vi pessoas fazendo arte na decada de 90, e havia como fazer melhor .. a falta de zelo no designe do carro e até no logotipo mostra uma falta enorme de sincronia com a modernidade mesmo da época .. e pessoalmente acho que isto é mais falta de talento humano que financeiro.

Hyundai

Realmente não acredito que os Brasieliros sejam inferiores, não mesmo ! somos muito criativos, ainda falando sobre carros …não podemos esquecer da Coreia do Sul, a 50 anos atraz este pais estava saindo de uma guerra terrivel contra a Coreia do Norte Comunista, com um investimento verdadeiro em educação e sem demagocia por números (como é no Brasil), hoje eles fabricam um carro com qualidade Internacional, eles fizeram o Hyundai realmetne do zero, e fizeram o que nós não fizemos, mesmo começando atraz de nós … outra coisa, eles também tem um Antivirus Genuinamente Coreano ….

Freio ABS Brasleiro

freio abs brasileiro

Vi também a tentativa de construir o primeiro Freio ABS Brasileiro, na antiga empresa Freios Varga, que depois foi adquirida pela TRW americana, Freios Varga era a maior empresa da america latina no setor e pratrocinadora de Emerson Fitipaldi na F1 ainda … tempos antigos …e esta empresa genuinamente brasileira , Freiso Varga, começou a construir seu Freio ABS mas abandonou e preferiu comprar um freio Japones, e a chama-lo de Brasileiro … de novo ! comprando produto extrangeiro e chamando de nacional, eu sei disto .. porque trabalhei na Freios Varga na época.

Se esta atitude, de ficar sempre a margem dos grandes foi o motivo do encerramento da marca eu não sei, mas sabemos que todo produto que usamos aqui no Brasil demandou anos de pesquisa, e anos de pesquisa e desenvolvimento é algo que não se faz no Brasil…nenhuam empresa desenvolve nenhum produto que leve mais de um par de meses, muito menos que fique anos sendo construido antes de vender … faz parte do “jeitinho Brasileiro” de fazer as coisas… e sinceramente, não está funcionando para nós …

Reserva de Mercado

Falsos “Computadores Brasileiros”

reserva de mercado

Nesta mesma época, Inicio dos anos 90, existia a famosa RESERVA DE MERCADO, implantada nos anos 80 pelo regime Militar, o objetivo era proibir a importação de comptuador do exterior, para que aqui dentro fosse incentivado aonosso próprio computador…ahhh que beleza ! eu me lembro desta época, um computador Brasileiro
custava proximod e 12 mil reais aproximadamente (sim, naquela época os impostos já eram altos), um PC de 4Hz de memória, rapido né ? era oq ue tinhamos e custava 12 mil reais … e sabe como era este tal “computador Brasileiro” ?
Quando abriamos o computador era possivel ver os componentes importados em sua maioria, na verdade… as empresas Brasileira nunca investiram em tecnologia Brasileira, eles copiavam na cara dura um projeto americano, mudavam 2 ou 3 peças e chamavam de Brasileiro ! palhaçada, não etavam fazendo nada aqui dentro,
coipando tudo , nenhum parque tencologico estava sendo criado .. então o presidente Fernando Collor (aquele do impeachment) acabou com a reserva de mercado, que afinal naão estava servindo pra nada …

Sim, Collor mereceu ser afastado, e até foram encontrado indicios de corrupção atualmente em seu mandato de senador … não é um politico a ser admirado mesmo …porém lá de sua escrivaninha ele pode olhar para os anos 90 e dizer “eu fiz algo de bom para o Brasil, acabei com a Reserva de mercado” e realmetne fez .. sem duvida…tudo mudou depois disto, o Brasil foi povoado com produtos melhores e mais baratosm. e adidivnha o que aconteceu com as empresas que faziam o tal “computador Brasieliro” ? entre eles MICROTEC, DISMAC, etc … FECHARAM TODAS !

AntiVirus Brasileiro

Hoje no Brasil temos alguns AntiVirus ditos “AntiVirus brasileiros” eles existem mesmo ? vá no google e baixe-os, depois analise os programas que eles colocam na memória …você vai ver o mesmo fenômeno da década de 80 e 90, o seja, as empresas dizem esta produzindo AntiVirus brasileiro, mas nenhuma delas tem equipe analisando codigos o dia todo, se aparecer algum vírus no Brasil, absolutamente nenhuma empresa dita “produtora de vainc” conseguira desenvolver vacina, não há nenhuma empresa produzindo AntiVirus genuinamente brasileiro, estamos repetindo o mesmo fenomeno dos Carros Gurgel, dos PCs Brasileiros do inico da decada de 90 …então, sempre há aquele que diz “bom, mas não há mão de obra !” há sim amigo ! basta ver a quantidade de associações de segurança de informação no Brasil, centenas de mão de obras que pesquisam segurança por diversão, sem ganhar nada por isto , e dezenas de blog de segurança da informação que não conseguem pagar sua própria existência.
Gente fazendo Segurança

Segurança da Informação no Brasil

Sim ! temos mão de obra suficiente !

Rodrigo Rubira Branco

Rodrigo Rubira Branco, tem menos apoio no Brasil do que merece.

O pessoal da segurança da informação conhece Rodrigo Rubira Branco, um dos maiores especialsitas em segurança no mundo, e é Brasileiro ! não só Rubira, mas também outras personalidades antigas,que faziam isto nos anos 90 como o Marcos Velasco, da Velasco Security .. se tivesse conhecido o Marcos Velasco nos anos 90,
talvez tivesse tentando fazer um antivirus em conjunto, tanto ele como eu tinhamos artigos na primeira revista de informatica, a  “Revista Micro Sistemas“, quem tem mais de 30 anos vai se lembrar dela … já que na época não tinha internet, era a unica fonte de informação em informática, e todos preicsavam ir a banca para adquirir.

AntiVírus nos anos 2000

Nesta anos de 2016, vemos o Brasil cometer os mesmos erros dos anos 80, 90, 2000, nada muda ! é sempre a mesma coisa, estamos sempre na rabera do primeiro mundo, mesmo tendo total condições humanas para ser primeiro mundo, pessoalmetne eu achoq ue o maior inimigo de todos é a concorrencia honesta , e isto ocorre
devido a corrupção absurda que temos no Brasil ! onde empresario oportunistas tem mais facilidades que profissionais capacitados, de alguma forma o dinheiro sempre cai no colo deles, nas mãos deles, desde que entrei no setor de tecnologia  com 15 anos, nos idos anos 80 tenho visto isto .. e nada mudou, se eu sou besse na época, que o Brasil continuaria o mesmo, certametne teria feito como varios amigos emus e me mudadno para os Estados Unidos .. porém estou aqui, eu e este batalhão de profissionais da segurança da informação, que agor acom a Internet, pelo menos não seremos esquecidos, estaremos gravados em sites como archive.org depois que desaparecermos do mundo dos vivos, torcendo que a futura geração possa colocar o Brasil no topo da tecnologia mundial, já que.. infelismente , a curto prazo não há luz no fim do túnel, dado o nebuloso horizonte Brasileiro , caótico economicamente e moralmente.

PSafe , um Antivirus Brasileiro com investimento

Certo dia percebi o PSafe Antivirus no mercado, desenvolvido por Maco deMello, fiquei bem surpreso ! soube ainda que havia muito dinheiro no projeto, é óbvio que resolvi pesquisar o produto, e confesso que fiquei triste quando percebi que (pelo menos pareceu) que a maior parte do investimento estava mais concentrado em marketing que tecnologia … não estou criticando a empresa, alias … cada empresa faz sua estratégia como quer, talvez estivessem intencionados em aparecer e depois investir em uma equipe de analise de malware Brasileira, meu ponto de vista sera sempre crítico porque sou programador, sou técnico …e técnicos estão felizes mesmo quando o produto esta dando prejuizo, porque ele só quer ver a coisa funcionar (sim é um erro!), mas desde que comecei a pesquisar vírus nos anos 80, foi a primeira vez que vimos alguém fazer um investimento grande em AntiVirus, o produto esta aí … sem dúvida foi o primeiro produto Brasileiro com investimento sério …. já que até agora, só foi visto anuncios nos classificados, eu mesmo fiz muito nos anos 80 e 90, e nunca custou mais que 1.000 reais, o PSafe pode não ser ideal, mas pode ser o embrião de uma equipe de malware no futuro … pelo menos aposto nisto, da mesma forma que aposto em outros concorrentes para que se motivem a fazer melhor que o outro.

AntiVirus AVWare

Um outro produto que apareceu em São Paulo (O PSAFE fica no Rio) é o AVWare ,produzido pelo professor João Eduardo Vieira, ele desenvolveu um produto entre seus alunos e o desenvolveu comercialmente, não obteve aprofundamento no mercado, pelo menos não se percebe ste AntiVirus sendo usando em larga escala, assim como PSafe pode ser o embrião de algo maior no futuro, e como ja tinha escrito, pode motivar os concorrentes a fazer algo melhor.

 

 

 

Dorival Afonso Cardozo
Pesquisador de Virus, desde 1988


 

Deixar uma resposta

Confirmação anti-spam *