O Futuro do AntiVirus

o futuro do vírus de comptuador

Quando comecei a programar na minha adolecência,  lá pelos anos 80, onde eu dividia a paixão pelos códigos com as corridas de Nelson Piquet na formula 1, ainda nunca tinha visto o Brasil ganhar copa do mundo , só veria isto  em 1994 na Seleção do Romário (Parreira era só um oportunista, não é ); naquela época, acredite ! computador não era algo que poderia ficar para sempre, você podia ver gente escrevendo nos jornais que a máquia de escrever jamais seria substituida, e havia motivos, disquetes que estragavam fácil, e blablabla, pessoalmente eu gostava porque o computador é um lugar onde pomdemos ser criativos, apagar tudo e começar de novo sem custo, sem matéria prima… uma maravilha.

Época romântica do Vírus de Computador

Nos anos 80 apareceram os primeiros vírus que se espalharam em larga escala, pelos disquetes de 5 1/4, os mais velhos podem se lembrar do vírus  Ping-Pong, Jerusalem, Israeli … a maioria deles era alguma forma de protesto, ninguém queria roubar dinheiro de ninguém, na verdade, não existia internet, e a própria rede BBS que era uma internet de texto só iria acontecer no Brasil em larga escala no inicio dos anos 90.

Uma coisa que era impensada seria a venda de Vírus de Computador, afinal vírus era algo tão mitico, absurdo ! mais parecido com Guerra nas Estrelas do que alguma que coisa valesse a pena desenvolver um produto comercial.

Porém no inicio dos anos 90 a coisa ficou séria, os PCs de 16 bits dominaram o cenário, o computador virou  uma peça fundamental nos escritórios,e  vírus algum podia atrabalhar uma máquia que movimentava dinheiro, empresas etc. Então apareceram no Brasil os primeiros AntiVirus, o McCafee e o Norton, depois aparece um tal Dr.Sallomons que foi comprado pela McCafee, com o passar dos anos surgiram dezenas de empresas AntIvirus.

Na época comecei a Desenvolver AntIvirus, já que conhecia Assembly (linguagem de máquina), e não tinha outro uso para isto, já que as linguagens de computador da época como Pascal, C e Clipper davam conta de tudo…

Procurei auxílio de empresas como o SEBRAE , Softex2000 e muitas outras …a resposta era que havia AntiVirus demais no mercado (havia somente 3), e eles diziam que já era muito … acostumados a financiar projetos comerciais como software de Contabilidade, Estoque, Folha de Pagamento ..não tive sucesso em ajuda alguma.

A Evolução do Vírus de Computador

Com o passar dos Anos, os vírus foram ficando mais complexos, e desde os anos 80 ele cresceu hora baseado em código x86 e outro momento em Macros.

  • Anos 80 – Virus de Boot 512 Byte (x86)
  • Anos 90 – Programs .COM, .EXE (x86)
  • Anos 95 0 Macro Word/Macro Excell
  • Ano 2.000- Macros Email (como Visual Basci Script)
  • Anos 2001 – Virus de Kernel (rootkit) (x86)
  • Anos 2005 Até Hoje, Virus Governamentais Complexos, Plugin de Navegadores Internet

Dizem que os vírus sumiram, é verdade, ficou muito complexo fazer virus no século 21, para desenvolver uma praga virtual primeiro é necessário encontrar falhas no sistema, os chamados “Zero-Day“, uma falha que o fabricante não descobriu, até descobrirem e consertarem, o vírus pode se alastrar por esta falha, isto é tudo muito complexo e só pode ser feito em equipe.

Hoje o sistema é como uma masmorra repleta de soldados virtuais, códigos assinados por certificados para impedir que qualquer programa possa se anexar no código, o mundo romântico do programa de computador exposto como casas sem muros acabou principalmente quando surgiu o Windows Vista.

E o futuro dos Vírus ?

Eu vejo pessoas prevendo que os AntIvirsu acabarão, e no futuro não haverá mais vírus, quero lembrar a todos do fenòmeno que aconteceu no ano de 1995, que foi o Windows 95, ele acabou praticamente com 100% dos ´virus de código, porque o Windows 95 rodava em modo protegido, acima de 1 mega, e os vírus eram feitos para o modo real, para o ambiente D.O.S., eles simplesmente não funcionavam em Windows, então morreram todos de inanicão, e fazer vírus paraWindows era complexo demais na época… então todos partiram para virus de macro word e excell.

O que isto significa ? o futuro pode se repetir, os hackers poderão encontrar outro meio de propagar seu bichinho maligno, sempre haverá meios, hoje o meio mais usado e´o navegador, Plugins de navegador ficam acoplado no navegador Chrome, Firefox,etc. talvez as novas pragas digitais apareçam nesta direção, ja que o mundo vai ficar cada vez mais conectado e menos local.

Tendência Técnica do Vírus e AntiVirus de Computador

Se observarmos como os vírus de computador eram feitos nos anos 80 até hoje, vemos que ele ficou mais complexo e com menos diferenças entre si, então podemos observar que ele se aproxima muito de vírus biológicos, ou seja, ficou mais complexo e difícil de ser detectado e até produzido.

Haverá um momento que os computadores precisarão de uma nova arquitetura de CPU, e uma nova arquitetura vai abrir meios de produzir diferentes pragas digitais, e provavelmente muito parecidas com pragas biológicas, que poderá ser difíceis de ter um antidoto, ou precisará de varios meses para pesquisr e prouduzir,  será uma  tarefa árdua e algumas vezes só possível por algumas pessoasl no mundo.

O Futuro do AntiVirus pode caminhar da mesma forma, vai diminuir o número de empresas de Antivirus,já que haverá mais pesquisadores do que gente colhendo amostras e gerando assinatura eletrônica, e algumas delas simplesmente não darão conta do recado, porque tudo ficará mais técnico e complexo que comercial, exatamente o que ocorre com laboratórios de pesquisas de vírus biológicos, você duvida ? pesquise sobre o computador quântico, empresas como a Intel estão chegando no limite para evolução da tecnologia de silício da forma como a conhecemos.

 

 

 

 


 

Deixar uma resposta

Confirmação anti-spam *