Plugin JAVA, JA VAI CEDO ! Oracle pisou na bola

oracle-remove-plugin-java-para-navegadores

Remoção do Plugin Java dos Navegadores, algo a lamentar …

Esta semana foi anunciado com estardalhaço, o Fim do recruso Plugin JAVA nos navegadores Internet, para quem não sabe …. o Plugin faz o navegador ficar mais poderoso, como o Plugin Flash que faz os videos do YouTube ou o Plugin da Microsoft, seu Silverlight.

Primeiramente, um artigo muito infeliz foi escrito na GizModo intitulado “Rest In Hell, Java Plug-In“, muito infeliz porque não reflete a realidade, claro ! todos sabemos que quem escreve artigo raramente acerta, porque se ele soubesse como é o mundo real, não estaria escrevendo artigos e sim programando no mundo real de TI ! não é raro Willian Borner anunciar que a bolsa subiu, e na semana seguinte iniciar a maior baixa da história … os Jornalistas sempre são extremistas … e o GizModo não foi diferente, e também seguido pela TecMundo em seu artigo igualmente infeliz intitulado “Já vai tarde! Oracle anuncia o fim do plugin Java para navegadores“, se este artigo da TecMundo foi copiado ou inspirado da GizMOdo, não se sabe….mas é um artigo que não reflete a realidade, bem… eu escrevo programas em Java, C++ e Assembly , e comecei a escreverm java em 1995 com suas Applets, e agaranto para o editor da TecMundo que não havia dor de cabeça, conforme menciona em seu artigo…sim ! sou um programador escrevendo artigo… não falem besteiras que não sabem amigos, consultem um programador “pelo amor de Deus” , parem de copiar os gringos…

Os problemas do Plugin Java

Antes de mais nada, não confunda o Plugin Java com aplicações Java, o plugin deixa o navegador mais poderoso para rodar programas java dentro dele .. isto vai acabar, sim ! inclusive aqueles joguinhos legais que eram feitos em Java, agora você terá que esperar eles serem escritos em Flash ou SilverLIght, já que a Adobe e a Microsoft não anunciaram a remoção de seus respectivos Plugins… gostou ? ainda esta feliz com a remoção do Plugin Java ? ficaremos a mercê da Adobe e a Microsoft, empresas que sempre foram mais irresponsáveis com falhas em seus Plugins que a Oracle (ou a antiga Sun Microsystem).

Falha Zero-Day

Este é um termo Hacker, e muita pouca gente conhece… “ZeroDay” se refere a uma falha no Plugin que permite a um hacker invadir o pelo menos deixar o PC que tem o Plugin bem lento, ele ocorre não só no Pugin Java, mas no Plugin Flash e no Plugin SilverLIght … não e´uma exclusividade do Java …como pensam equivocadamente os editores da GizMOdo e TecMundo ….

Qual o Plugin mais Nocivo ?

Todos sabemos, o Plugin mais nocivo é mesmo o Plugin Flash da Adobe, e isto tem despertado mais irritação que o Plugin Java , de longe… a Adobe tem sido muito mais irresponsável neste ponto… não vemos ninguém odiando o recurso Flash … por que ?

O que acaba com o fim do Plugin Java

Tudo que é baseado em Java, como já escrevi, Fim dos Joguinhos em Java, inclusive aqueles joguinhos “retrô” escrito em Java, recursos de proteção bancária escrito em Java, alias … A microsoft tem um java próprio, que trata números diferentes do Java Oracle … sera que a Microsoft vai remover seu Plugin Java dos navegadores ? aposto que não ..

Existiu diversos projetos baseados em Java, todos estão fechando as portas na Web … um deles é o interessantissimo SCREENR que permitia gravar o que fazemos no vídeo para produzir tutoriais, este projeto fechou as portas … onde estão os editores da GizModo e Tecmndo agora ? qual é a graça disto ? qual a vantagem amigos ? não falem besteira, por favor …

fido plugin java

 

O que aconteceu afinal ?

james-gosling

Vamos voltar no tempo e ver a história do java, uma linguagem que fez tanto sucesso que foi a inspiração para os arquivos .APK do Android, é a substituta natural do antigo COBOL na rede bancária mundial, foi copiada na cara dura pela Microsoft quando fez seu C#, cujo código é extremamentne igual ao Java.

O Java foi criado por James Gosling la pelos anos de 1995, e ao contrário do que fala o artigo da TecMundo, não apresentava problema desde sua criação ! as falahas Zero-Day começaram nos anos 2.000, e não só na linguagem Java, quando a Sun Microsystem foi adquirida pela Oracle, muita coisa mudou no Java e muitos projetos encerraram, o próprio criados da Linguagem (James Gosling) deixou a empresa .. e o Java começou a trilhar caminhos estranhos …

Muitas atitudes equivocadas não enfraqueceram o Java, que contniua forte em recursos J2EE (enterprise), a preferida de empresas como Oracle, Amazon, IBM, etc … é uma pena que saia dos Navegadores, a saida é para lementar e não para comemorar.

Por que Remover ?

A remoção do Plugin é um fracaso da luta contra os hackers, qeu descobrem falhas Zero-Day na linguagem, vimos algo semelhante nos recursos Macro-Word e Macro-Excell de 1997 a 2.000, todos faziam virus para Macro Word e Macro Excell… e nem por isto a Microsoft removeu o recurso Macro de seus produtos …

É uma coisa bastante estúpida ! remover todo o conteúdo devido a uma falha específica, milhares de aplicativos e projetos simplesmente deixarão de existir.

Recurso NPAP

Existia um recurso chamado NPAP (NetScap PAP), que era usado juntamente com o Plugin, possibilitava que ele pudesse acessar o Disco Rígido do PC, quando digo acessar, é Gravar, Apagar, Copiar, etc … este recurso (NPAP) foi removido, e somente o Plugin restava no navegador, com o fim do NPAP tudo ficou bem mais seguro .. vale lembrar que o NPAP não era um recurso só relacionado ao Java, mas era usado pelo Flash, Silverlight também.

Em uma época, em que artistas negros não querem ir ao Oscar 2016 porque nenhum negro pode ter sido indicado, empresas como a Google resolvem destruir uma tecnologia porque existe possibilidade de Falhas, bravo ! brilhante ! será que é a reencarnação de Karl Marx que esta trabalhando no Google/Oracle pretendendo um mundo utópico onde não exite o mal nem o capitalismo ? vamos banir toda liberdade também … bravo !

QUERO MINHA LIBERDADE DE VOLTA !

TEM HACKERS ! EU SEI ! E DAÍ ?

 

recurso-ppap

Navegador Chrome substitui antigo NPAP pelo PPAP , mais seguro

 

Por que tanto ódio?

Poisé ! por que ? entre todos plugins que sofrem com ataques hacker, o Java é o menor deles ! O Plugin Silverligh e Flash são bem mais atacadaos, e o campeão é o Flash da Adobe …. ninguém esta odiando isto …. então a pergunta continua.. “Por que tanto ódio no Plugin Java  garoto ? senta aqui ! vamos conversar” … resolver seu problema de testosterona … vamos conversar sobre”Chê Guevara” se você quiser …

Desistir do Plugin devidoa falhas Zero-Day é assinar o atestado de incompetência ou falta de visão …. claro, não foi o pessoal da Oracle que criou o Java, eles sairam do projeto quando a Sun Microsystem foi comprada pela Oracle, bem .. continuem assim amigos ! e perderão MAIS terreno para o Android … lembra dele ? ele mesmo, o Android da Google que destruiu o J2ME (Java Micro Edition) que era o Campeão no Celular, foi demolido por um projeto melhor, o Android … já perderam para o Android, e pelo visto, vocês da Oracle gostam de perder para o Google.

O Java Web Start (arquivo JNLP)

O que se tem dito, é que o recurso Plugin Java sera substituido pelo Java Web Start, não é bem assim … nada a ver mesmo ! O Java Web Start é um recurso que permite instalar programas Javas e atualizar assim que uma nova versão aparece na fonte … ele funciona com um Gerenciador de Aplicação Java, com um .EXE tradicional … não é um substituto, É OUTRA COISA ! na verdade, o recurso Java do naegador foi exterminado.

E os Outros ?

Digo, e os outros recursos como Adobe Flash e Microsoft Silverlight ? o que farão ? veremos no futuro, mas se a Oracle resolver correr toda vez que enfrenta um concorrente (como correram com seu J2ME), talvez possa surgir uma nova tecnologia para rodar aplicativos, sitemas, joguinhos no navegador, a criatividade humana não ficará em suspensão pela falta de criatividade dos engenheiros sensacionais da Oracle.

 

 

 

 

 

 


 

Deixar uma resposta

Confirmação anti-spam *